O Mose Jones é uma Banda de Rock com altas influências de Country/Jazz/Blues/Hard , sem rótulos, uma mistura 'fina' do quê rolava naquela época na Geórgia em Atlanta E.U.A. de onde eles são oriundos. Neste disco de 1974, Mose Knows , Bryan Glenn Colle (bateria, vocais), Randy Lewis (vocais, baixo elétrico), Steve McRay (órgão, piano, vocais) e Jimmy O'Neill (vocais, citara e guitarra) contam com a participação e produção mais que especial de Charlie Calello (mellotron) e Al Kooper (sintetizador e piano). Kooper é velho conhecido do meio artístico do Rock´N´Roll , tendo participado do Blues Project; Blood,Sweat & Tears , além de mais uma centena de preciosos trabalhos de terceiros (Lynyrd Skynyrd, Bob Dylan, Rolling Stones, Jimi Hendrix, The Who, etc, etc..etc...).Neste disco, o Mose mostra a excelente técnica de seus músicos , Lewis com uma marcação de contrabaixo bastante precisa, Bryan Colle com uma ação percussiva variadíssima, a linha melódica dos teclados McRay é algo de realmente lírico e O´Neil se mostra um guitarrista hiper emocional e técnico!
O disco começa com a "inrotulável" (se é que este termo existe) 'Keep On Trying' , uma balada com algumas convenções e algumas mudanças de andamento. Belo vocal de Randy Lewis e um bom trabalho de backing vocals da Banda.
A segunda é lenta 'Everyone Before you', e aí a Banda começa a "dizer para o quê veio". Melodia primorosa, um contratempo nada convencional e duas fases distintas nesta música que carrega um solo com uma poderossíssima carga emocional.Na primeira parte da música os vocais ficam por conta de Lewis e na segunda, o guitarrista Jimmy O´Neill impõe sua voz suave para culminar em uma outra fase de solos. Uma bela música para quem gosta de boa música. EXCELENTE!!!
Na terceira música, JAZZ! 'Mose Knows', a música que dá título ao disco é uma porção generosa do bom Jazz instrumental. Nela a Banda mostra a sua influência e sua qualidade musical! Notem a "pegada" do baterista Colle, a linha melódica do teclado de McRay e a marcação sempre presente e segura de Lewis no baixo!
'Would Be', na sequência é uma balada que flerta com a música latina e quando você menos espera... olha o Jazz aí de novo. Uma mistura de extrema qualidade. Belo solo de piano, sentimento e técnica.Desta vez os vocais ficam por conta do tecladista e do guitarrista.
E para quem não é da época do vinil , que ache estranho ... E AÍ VIRA-SE O LADO DO LP.
:-)
Para os saudosistas, o lado dois começa com a inocente 'Gift'. Linda melodia, realmente inocente. E não é preciso saber muito inglês para notar que o Lewis está realmente cantando como se estivesse ninando uma criança... Para os que gostam, escutem e não se arrependerão.
'Home' é a próxima. Começa com um dedilhado que parece que a música será um daqueles épicos, a entrada vocal de Jimmy sugere que a coisa fique nesta praia até que vire um "rockão" estilo Bachmann-Turner Overdrive (conhecem?) Neste ponto Randy e Steve dividem os vocais. Uma música muito , muito boa mesmo!
E chega 'Does Your Mama Know About Me', que foi o compacto da época, o quê chamava o disco.
Bem, esta música é um capítulo a parte. Com um excelente arranjo, aliás, um arranjo belíssimo esta canção é um dos pontos altos deste disco. Steve canta com uma emoção tremenda e a Banda segue, como em todo o disco com um instrumental perfeito! Mais uma vez eles flertam com o Jazz.
'Stood Up' é um blues acelerado que acaba virando um belo Rock´N´Roll. Steve está mais uma vez nos vocais.
E para finalizar esta audição, 'Just Another Highway Song' traz os vocais de Randy mais uma vez cantando um rock básico e direto.
Pena que esta talentosa Banda não tenha lançado muitos discos. Este eu tenho desde os saudosos anos 70! Uma verdadeira pérola! Músicos de excelente qualidade , muito bom disco!
Quem não conhece - Vale a pena conferir! Morri de procurá-lo na NET e felizmente achei-o HOJE! O quê me animou a fazer o BLOG e postá-lo! CURTAM !
Para quem se interessar em saber algo mais sobre o Mose Jones:
- http://www.java-monkey.com/remember-mose.htm
- http://www.myspace.com/mosejones
CLIQUE NA FITA K-7 PARA O DOWNLOAD!
Nenhum comentário:
Postar um comentário