quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Do Baú do Pirata: Ozzy & Randy 1982


(From the Pirate´s Archives: Ozzy & Randy 1982)

Well , falar o quê desta dupla ? Falar de Ozzy, não precisa ... e é impossível falar de Randy Rhoads sem tecer um bilhão de elogios! Basta para tanto eu lhes dizer que para a minha modestíssima opinião, Randy figura na minha tríade sagrada da Guitarra. Os outros dois são Tommy Bolin e é claro, Jimi Hendrix ! Cada um figura na tríade por qualidades distintas, mas esta é outra história ...


Esta gravação "pirata", (e vamos colocando os pingos nos i´s - o termo "PIRATA" aqui se refere a prática dos anos 70 de entrar em um show com aparelho de gravação sem os artistas saberem e depois, prensarem os discos - de vinil na época- nada haver com o ato de falsificar um produto original. Isto não é Pirataria, é roubo!), faz parte da história da última Tour de Mr. Rhoads aqui na Terra.

Este show nos EUA se inicia com uma gravação do final de 'Diary Of A Madman' servindo de introdução, diferente dos shows posteriores com a ópera 'Carmina Burana' servindo de intro, para 'Over The Mountain' . Música perfeita! Aliás, o setlist deste Show é perfeito! Quase não dá para notar as desafinadas do 'velho' Ozzy, mas afinal, quem liga? Ele é Ozzy Osbourne!

Randy como sempre ARRASADOR! Os destaques ficam pela bateria de Aldridge e pelo solo ultra "troncho" do magnífico Rhoads!

'Mr. Crowley', na sequência, e aí, abre-se um parentesis, enorme: "Que puta-solo!".

Este é o fantástico Mr. Rhoads! A introdução de Don Airey dá o tema dramático ao que , na minha opinião , é a melhor música de Mr. Osbourne, e uma das melhores músicas de todos os tempos da História do Rock! Gente ... é um guitarrista só alternando base , solo e preenchendo a música como se existissem dois ou mais ! Uma obra-prima ! Neste dia Randy estava realmente inspirado!
E depois de alguns "Let me see you Fuckin´ Crazies!..." - 'Crazy Train' ... bom, só ouvindo a introdução de Randy para esta música se tem a idéia do que está por vir ... esta música dispensa comentários ... outro marco na história do Heavy Metal. Mais uma vez a Banda de Ozzy mostra a sua enorme competência e Randy , que estava em uma noite memorável!

A próxima pedrada: 'Revelation Mother Earth' é uma composição belíssima, ainda mais com a sua "pitada" de flamenco! Prá variar Randy e cia. executam com excelência e emendada vem 'Steal Away - the Night', rápida, com a linha de contrabaixo de Rudy Sarzo extremamente marcante, que infelizmente, no registro está escondida pelo carater cru da gravação.

A famigerada 'Suicide Solution' é a próxima pancada, serve de opening para o solo individual de Randy, mortal, cheio de técnica. Desde o famoso hammer on, até escalas clássicas e total controle de seu instrumento! O que eu acho bastante legal desta noite é que este solo se diferencia de tantos outros solos dele que já ouvi por causa da entrada da Banda levando um tema para mim, até então inédito, que serve de ponte para o solo individual de Tommy Aldridge, seus arrasadores dois bumbos e sua técnica que posteriormente foi emprestada também ao Whitesnake de David Coverdale anos mais tarde!

Logo após vem a sereníssima 'Goodbye To Romance', excelente melodia, ótimo arranjo e um outro solo irrepreensível de Rhoads!

'Believer', a próxima, tem um riff arrastado, desta vez o contrabaixo de Sarzo aparece nos primeiros momentos, os mais agudos da introdução, e uma ligeira semelhança com 'Mr. Crowley' ... a entrada do solo, a bridge para a entrada do solo ...

'Flying High Again' , dispensa comentários e apresentações. Destaque , mais uma vez para toda a Banda, mas especialmente para ELE, de novo- mestre Randy!

'Iron Man', 'Children Of The Grave' e 'Paranoid' fecham a noite com uma pequena sessão Sabbath. 'Children ...' e 'Paranoid' estão simplesmente mortais, e me desculpem os mais puristas, não devem nada ao Sabbath! O solo de Randy em 'Children Of The Grave', com as suas quatro fases é simplesmente f-u-d-e-r-o-s-o!!!!!


Observem: Como um bom disco pirata da época dos inícios dos Anos 80, apesar de parecer capturado a partir do sistema de P.A. , faltam mixagens e equalização. ESTA É A GRANDE DIFERENÇA ENTRE OS BOOTLEGS EXISTENTES : SOUNDBOARD (SBD) OU AUDIENCE (AUD) - AUDIENCE foi gravado por alguém da platéia e o SOUNDBOARD, foi extraído do sistema de P.A..

Esta gravação serve como um documento histórico do quê esta superbanda fazia naquela época!


Parte I



Parte II

hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas