segunda-feira, 23 de maio de 2011

Tributo a Ronnie James Dio !

( A Tribute to Ronnie James Dio! )


Bem, o POST de hoje, na verdade, deveria ser publicado em 16/05 – dia em que completou um ano sem a presença de Ronald Padavona entre nós, meros mortais.
Pensei muito durante este um ano, que se passou muito rápido, diga-se de passagem, sobre se conseguiria fazer ou não um POST Tributo a ele, que tanto me influenciou pela vida a fora.
Foi atendendo a uma sugestão de um IRMÃO meu, Octávio Soares, que hoje vive com a sua belíssima Ana Cláudia na Carolina do Norte, que me fez acreditar que poderia conseguir!

(Ronnie antes do Ronnie and The Prophets)
(Clique na foto para fazer o download de Ronnie dio and The Prophets)
-Foto:Whiplash.net-

O meu primeiro contato com Ronnie Dio aconteceu nos idos de 1976, quando chegou às minhas mãos a fita K-7 do Rainbow ‘Rising’. Desde a minha primeira audição, tive a certeza de quê estava ouvindo, seguramente um dos maiores vocalistas do Mundo! Do quilate de Ian Gillan, David Coverdale, David Byron (Uriah Heep) e Robert Plant em seus bons tempos. Na verdade, todo aquele disco é fantástico, mas a voz de Dio é uma coisa magnífica! As suas interpretações são fabulosas. E segue-se uma música atrás da outra , e quando percebe-se: o disco acabou! Havia lido sobre o projeto solo de Ritchie Blackmore, e como ele havia trocado toda a Banda, permanecendo apenas com o vocalista. Entendia naquele momento exatamente o por que.

(Ronnie na formação clássica do Rainbow de Ritchie Blackmore)
(Clique na foto para fazer o download do Rainbow Rising)

Logo tentei colocar as mãos no raríssimo Ritchie Blackmore´s Rainbow, coisa que só viria ocorrer alguns anos depois. Antes de tê-lo, tive o criminosamente “fatiado” Rainbow “On Stage”, edição nacional. Deixe-me explicá-los o que ocorreu... Este disco, o “On Stage” saiu em vinil duplo lá fora (no exterior)! Aqui, para os pobres tupiniquins, a Polydor, na época gravadora e distribuidora, para reduzir os seus custos, e proporcionar maior venda, ‘dilacerou’  o álbum. Eu não acreditei quando comprei o mesmo importado! A qualidade da gravação era infinitamente superior! A textura da capa, os encartes internos, a espessura dos vinis! E aqui abro outro parêntesis ... Como eu sempre digo, existem certas sensações na vida que só mesmo sentindo-as para saber como são! O prazer de pegar nas mãos um tão esperado disco, a arte de capa... tudo isto eram prazeres que infelizmente hoje, não temos mais com a evolução tecnológica-digital, enfim...

(Ronnie Dio em tempos de Sabbath)
(Clique na foto para fazer o download de Heaven & Hell)

Quando Dio saiu do Rainbow, senti um grande vazio! Quando Ozzy saiu do Sabbath fiquei muito triste e decepcionado!
Mas DEUS nos presenteou com DUAS BANDAS ímpares, quando do episódio de saída de Ozzy: A Blizzard Of Ozz, com o fantástico Randy Rhoads e o ressurgimento de um Black Sabbath com um novo estilo, mais solto e brilhante!
Os dois discos de estúdio de Dio no Sabbath foram muito bons, devo confessar que o "Live Evil" não me agradou muito. E ainda teve o episódio da mixagem do disco, que o fez deixar a Banda.

E novamente, outra gratíssima surpresa quando ele vai para a sua carreira solo, com o antigo companheiro de Rainbow, Jimmy Bain no contrabaixo, na bateria o irmão do hiper rodado Carmine, Vinnie Appice e a grande revelação da guitarra, Vivian Campbell, que na época, devido às poucas informações, foi chamado até de ‘A’ guitarrista de Dio... Afff...
“Holy Diver”  foi mortal a cada faixa! A dose certa de peso, agressividade, melodia e lirismo! Nunca para mim, Dio conseguiria em sua carreira solo um patamar tão alto quanto no seu primeiro disco. “The Last in Line” começa uma sequência de discos muito bons, parecidos em sua concepção básica mas sem o apelo do primeiro.

(Ronnie James dio em carreira solo - Dio)
(Clique na foto para fazer download de Holy Diver)

Fiquei muito feliz com o seu retorno ao Black Sabbath, após quase dez anos, e “Dehumanizer” foi um disco sem dúvidas de muito peso, mas nada comparado com o “Heaven and Hell” de 1980, que deu nome ao seu último Projeto com Iommi, Butler e Appice.
Me lembro que ainda na minha adolescência, no meio da cena Rock & Roll, assinava como Cláu”James”Dio, uma pequena corruptela (abuso) com nossos “nomes”.
Por todas estas considerações, lembranças e pelo próprio talento de Dio, a sua perda foi inestimável para mim.
Aliás, não só para mim, mas para TODOS os admiradores de um GRANDE cantor com uma excepcional voz, e com um imenso poder de interpretação.
Sem dúvidas, Dio, por si só, escreveu um Capítulo, não só da História do Heavy Metal, mas também do Rock & Roll!

(Dio em seu último Projeto - Heaven and Hell)
(Clique na foto para fazer o download  do play do Heaven & Hell)

Dia 16 de Maio de 2010, outro de nossos Heróis se vai, aos 67 anos de idade. Para sempre me lembrarei daquele homem pequeno, mas de um vozeirão que lhe dava dimensões de um gigante, em meio ao palco sinalizando com as mãos o seu amuleto contra o Mal!  Exatamente ao contrário do que a Globo tentou fazer com a parte menos esclarecida da população, levando-os a crer que aquele símbolo, imortalizado por Dio, eram segundo as palavras deles: “os chifrinhos do demônio” ... quanta desinformação...
Em 30 de Maio, a sua esposa, Wendy Dio fez o seu memorial (funeral), que contou com apresentações emocionantes, e emocionadas, de Geoff Tate (Queensryche), Glenn Hughes, Paul Shortino (Rough Cutt) e Joey Belladona (Anthrax), entre outros...

(Foto do Memorial a Ronnie James Dio)
(Clique na foto para ver mini documentário sobre o seu Memorial)


 DESCANSE EM PAZ – RONNIE DIO!!
LONG LIVE ROCK 'N' ROLL!!
Toca o Barco!


\\m/

hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas