sábado, 30 de julho de 2011

Freddie King – Todo o feeling do Blues em duas paletadas

( The whole feeling of the blues in two palettes )

__________________________________________________

AUTOR: Ben Hur Sanborg



Nascido Frederick Cristian King em 03 de setembro de 1934 em Gilmer,Texas – USA, Freddie King começou as suas primeiras aulas aos 6 anos com o seu tio e por sua mãe .


“Por osmose” e por uma técnica ímpar de usar 2 paletas simultaneamente, uma plástica no polegar e uma de aço no indicador, Freddie criou um estilo único. Outro fator que o diferenciava de todos na época era o uso da alça de sua guitarra.


King era um dos ícones nas décadas de 50 e 60 na cena do Chicago Blues.



Com o titulo irreverente de ‘Assaltante’, ‘Burglar’, gravado em 1974, foi uma aula de um blues eletrizante e com muito feeling. Em faixas como “Pack it up”, “I got the same old blues”, “Texas flyer”, “She’s a burglar” e a bela “I had a dream”,Fred arrasava com sua voz possante e a sua Gibson Ea 335, fazendo um diferencial na época.

Com uma bela banda de apoio com C.Mercer, M.Eves, S.Gregory, e B.Beadle nos metais, R.Davies (electric piano, clavinet), B.Auger (órgão), D.Harper (baixo), S.Ferrone (Bateria), P.Arnold e M.Browning (backing vocals), Fred abusava com bons arranjos e um exelente repertório. O álbum foi gravado em dois estúdios diferentes. No Chipping Studios em Oxordshire - Inglaterra, onde foi gravada a musica “Sugar Sweet”, que teve ninguém menos na guitarra que Eric Clapton e no Criteria Studios em Miami, sendo este disco produzido por Mike Vernon.




 Algumas dessas músicas foram escritas durante a tour que resultou no live “Are you ready for Freddie”.


Burglar pôs Freddie em um patamar confortável no cenário do blues.



__________________________________________________


AUTOR: Ben Hur Sanborg


hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas