domingo, 30 de outubro de 2011

[Injustiçados] Um Guitarrista destemido: Scott Gorham, "...e que venha o próximo..."!




Muito se fala dos Guitarristas do Thin Lizzy, Brian Robertson - que depois também foi do Motorhead, Gary Moore - que dispensa apresentações, o excelente Snowy White - que depois excursionou direto com o ex-Pink Floyd Roger Waters, John Sykes - que depois foi para o Whitesnake... Mas NINGUÉM costuma citar o destemido - e realmente sem medo algum, Scott Gorham!
Scott quem(?), para a maioria 'chegando agora'...
Por isto, e muito mais, Scott  é mais um dos GRANDES músicos que faz jus a entrar no time dos Injustiçados!


Este Guitarrista nascido na Califórnia, exceto na primeira fase do Thin Lizzy, com Eric Bell, que ele não estava na Banda, só pegou "pedreira" para dividir as guitarras com ele! Aliás, Bell era o guitarrista do Thin Lizzy quando abandonou um show pelo meio, deixando Phil Lynnot e Brian Downey finalizando o set. Apenas baixo, bateria e vocal! (* Mais uma das Histórias do Tio Jack aqui! *)

(Scott por Jim Fitzpatrick - www.jimfitzpatrick.ie)

Daí, Phil nunca mais querer passar por esta triste experiência, e ter optado por dois guitarristas, SEMPRE! Apesar disto, Mr. Gorham nunca desistiu, e não se deixou ser relegado ao posto de guitarrista base! Muito melódico e ágil, marcou o som do Thin Lizzy quando dividiu as guitarras com o escocês Brian Robertson. Ambos faziam harmonias 'gêmeas' geniais, que davam 'cor' e personalidade características ao som da Banda.

(Brian Robertson & Scott Gorham - Guitarras gêmeas, Cowboy Song)


Quando Brian saiu, Gary Moore veio dar a sua contribuição ao Lizzy! Scott Gorham não se intimidou e dividiu as guitarras, ora harmoniosamente, ora agressivamente com Moore, mas sempre com muito 'feeling'. Gary Moore reconhecidamente um 'ÁS da Guitarra' já naqueles tempos, viu em Scott um colega extremamente competente e determinado a deixar a sua marca no som da Banda.




Após a passagem de Moore pela Banda, Lynott recrutou o guitarrista de Blues inglês, Snowy White, que após um período de três anos e dois álbuns, envolveu-se com o Pink Floyd e Roger Waters. Snowy por ser 'bluesy' tem como característica marcante o sentimento, a lentidão e a técnica. Foi interessante vê-lo encaixando-se ao som da Banda, e fazendo com que Scott mais uma vez se moldasse ao estilo de seu novo companheiro.

(Emerald em uma versão estonteante de baixo, bateria e guitarras!)


E depois, Scott teve que receber o "abusado" e agressivo jovem Guitarrista 'selvagemente insano' John Sykes, recém saído do Tygers Of Pan Tang! (Será que eu gosto deste cara?). A verdade foi que Sykes veio dar a agressividade e a velocidade que a Banda estava precisando. Definitivamente, John Sykes abriu uma nova fase do Thin Lizzy. Fase esta muito mais pesada e rápida ao Vivo! Sykes encontrou um Gorham experiente, veloz, astuto, mas com muito feeling! Mas notem como até as harmonias "gêmeas" são mais rápidas e gritantes...

(John Sykes & Scott Gorham - Novos ventos para o Thin Lizzy!)

(John Sykes & Scott Gorham - E a pancada continua...Holy War!)

Por toda a 'barra' que ele segurou, por toda a sua competência técnica, por sua valorização de Amizade a Phil Lynott, por sua dedicação ao Thin Lizzy até hoje, e principalmente, pelo exuberante Guitarrista que ele é, Scott Gorham deveria ser MUITO mais lembrado e ser tido como referência para as Gerações de guitarristas pós-Thin Lizzy!

OBRIGADO SCOTT GORHAM!!!

 
(Clique na foto para ver Scott acústico!)

hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas