segunda-feira, 29 de novembro de 2010

A minha "Tríade Sagrada da Guitarra": Jimi Hendrix, Tommy Bolin e Randy Rhoads!



( My sacred triad of the guitar: Hendrix, Rhoads and Bolin!)




Olá!

Este POST demorou mas acredito que valeu a pena. Apesar de uma grande carga emocional para mim, tentarei ser o mais crítico e imparcial o possível (se é que isto existe nesta paixão chamada Rock & Roll)... Poderia ficar escrevendo sobre estes três Caras por dias seguidos, e mesmo assim não conseguiria falar tudo o quê eles conseguem me passar a cada audição!

Bem, hoje iremos "falar" sobre o que considero a "Tríade Sagrada da Guitarra": Jimi Hendrix, Tommy Bolin e Randy Rhoads!

Cada um deles influenciou, em maior ou em menor escala, um sem número de outros guitarristas, e difundiram as suas técnicas. Técnicas estas que não se limitaram apenas a habilidade na execução de seus instrumentos, mas na habilidade do uso de seu instrumento de forma incomum e também com grande ênfase em pesquisa e uso da tecnologia para a reprodução dos sons que eles imaginavam!


Jimi Hendrix revolucionou a forma de tocar guitarra, explorando um espectro infindável de sons, utilizando-se de muitos efeitos, técnicas e muito controle (e conhecimento nato) deste instrumento. Enquanto Pete Townshend, do The Who, criava riffs geniais e Eric Clapton era chamado de DEUS em Londres pelo seu toque 'bluesy', Jimi Hendrix tinha como uma enorme vantagem a sua formação negra americana.



Tommy Bolin, por sua vez, era outro guitarrista totalmente intuitivo que bebia nas fontes do Blues, Jazz, Hard e Soul Music. Esta mistura de estilos, aliado a sua competência técnica, muito feeling e um total compromisso com as experimentações sonoras e improvisos fazem de Bolin um guitarrista altamente excitante de se ouvir!



Por outro lado, o músico erudito Randy Rhoads ajudou a difundir o estilo clássico no Heavy Metal/Hard Rock. Com sua brilhante técnica e habilidade na alternância base-solo, a crítica da época dizia que a velocidade que Randy tinha em seus dedos era igual as "asas de um colibrí", o também chamado de 'Thunderbird'. Randy e a sua capacidade de aliar a técnica clássica com um sentimento de extrema excitação em seus solos (e algumas de suas bases, dignas de serem também chamadas de solos) escreveram algumas das mais belas (e até as vezes simples) páginas da História do Rock & Roll e da Guitarra.



Jimi Hendrix era um músico completo, que não só sentia, mas vivia a música. A guitarra era extensão de seu corpo. E acreditem, Hendrix não tocava só com as suas mãos! Uma rápida audição em sua visceral versão de 'Johnny B. Goode' em seu álbum "Hendrix In The West" já confirma o que falamos acima. Agora, se você tiver a oportunidade de vê-la em vídeo, aí sim você saberá do quê estou falando. Hendrix tocava sons desafiadores que vinham de sua 'viagem' psicodélica, que só poderiam ser extraídos de seu instrumento daquela forma. Com aquela habilidade ...



Já a mistura de ritmos e sons constantes na cabeça de Tommy Bolin, junto com a sua habilidade ímpar com os pedais de efeito, a sua inseparável câmara de eco - Echoflex - e conhecimento de sintetizadores o tornaram quase que uma coqueluche no meio do Jazz Rock. Ouça o disco de Billy Cobham "Spectrum" e pasme! Veja o que Bolin faz com uma guitarra sintetizada em Quadrant 4. Simplesmente inacreditável! De bolhas na guitarra até raios laser!!!! Bolin realmente tinha um diferencial! Tanto diferencial, moral e nome no meio, que em 'Taurian Matador' no mesmo disco, REZA A LENDA, que ao "duelar" com Jan Hammer (teclados e sintetizadores), Bolin esticou tanto uma de suas cordas que a mesma partiu. Depois deste evento, ele abdicou de continiuar o "duelo". Ao que ao final do take ele pediu desculpas e também solicitou refazê-lo. Cobham e a Produção foram uníssonos: NÃO! Aquele tinha sido um momento mágico eternizado na gravação daquele álbum de Jazz Rock.



Randy por outro lado não teve muita sorte. Apesar de ser LOUVADO em Los Angeles (L.A.) como o novo semi-deus da guitarra, o seu rival, Eddie Van Halen, teve a sorte de ter na figura de Gene Simmons (KISS) o seu padrinho. De L.A. para o Mundo! Antes de Rhoads, que era guitarrista do Quiet Riot. O Quiet Riot e o Van Halen eram Bandas rivais em Los Angeles naquela época e apesar de Rhoads, o Quiet Riot não conseguia ser mais 'selvagem' que o Van Halen. Talvez pelos seus "front men": Kevin DuBrow vs Dave Lee Roth, sem dúvidas isto pesa... Bem, pegue o primeiro disco solo de Ozzy Osbourne - "Blizzard Of Ozz" , e sinta o arrepio que o Mundo teve ao ouvir Randy Rhoads. O quê falar da emoção dos solos de 'Mr. Crowley'? E de novo REZA A LENDA, que Randy foi posto à prova naquele dia! Dizem que aquela fúria ouvida pala distorção de Randy foi fruto de um Ozzy querendo 'tirar' o máximo de seu 'pupilo'. Quem viu o set de gravação, a época dizia-se que Randy fêz aqueles solos em lágrimas...



Hendrix até hoje guarda segredos que ele executou, que ainda sendo mostrados em alguns filmes, até hoje em dia exímios guitarristas não conseguem repetir. COPIAR É ATÉ FÁCIL, QUERO VER É TER A INSPIRAÇÃO, A IDÉIA E O CONHECIMENTO PARA FAZER!
"Axis Blod As Love" é um excelente Play e tem o seu momento mágico em 'Little Wing', a frente de seu tempo. A execução de Mitch Mitchell na bateria é algo divino e o espectro de sons proviniente da guitarra de Jimi então... ESTA MÚSICA É UM HINO DO ROCK!!!
 

Bolin no entanto, consegue escrever as suas páginas no Rock com os seus solos (e alguns sons) realmente inimagináveis. Um grande exemplo de sua capacidade de execução sublime, de sua capacidade de improvisação e composição encontra-se no álbum "Bang" da Banda James Gang. Bolin participa de quase todas as composições deste Lp, e vai de sua guitarra multi-efeitos em "Standing In The Rain", até um riff diabólicamente cadenciado de "The Devil Is Singing Our Song". "Must Be Love" traz ao disco um momento descontraído. Neste álbum também encontraremos a excelente faixa "Alexis" cantada por Mr. Bolin. "Got No Time for Trouble" dá um toque country ao disco que também tem a não menos excelente "Ride the Wind". A Banda mostra um incrível talento vocal em "Rather Be Alone with You" que culmina em um tema com uma incrível 'salerosidade' latina de "From Another Time" e seu solos de distintas fases. O disco fecha com a lenta "Mistery", linda composição!



Sendo um músico erudito, e um guitarrista brilhante, Randy, que era professor de guitarra, fêz alguns dos solos mais líricos e ferozes da história do Rock & Roll: "S.A.T.O.", "Believer", "Crazy Train", "Tonight", "Suicide Solution", "Over the Mountain" e "Flying High Again". Um exemplo da complexidade de seu lado arranjador pode ser contemplado nas seguintes obras: "I Don´t Know", "Goodbye to Romance", "Revelation (Mother Earth)", "You Can't Kill Rock and Roll" e na fenomenal "Diary Of Madman" na qual ele divide o arranjo de cordas com o maestro Louis Clark. Infelizmente Randy Rhoads só teve tempo de nos apresentar apenas dois discos com Ozzy Osbourne. Após o seu falecimento a sua ex-Banda Quiet Riot 'desenterrou' antigas fitas e lançou o "The Randy Rhoads Years" e Ozzy após anos lançou um álbum duplo ao vivo intitulado "Randy Rhoads Tribute" .

Por todas as suas contribuições, Tommy Bolin, Randy Rhoads e Jimi Hendrix merecem estar no cume da Montanha Sagrada dos Deuses da Guitarra!! Agora é só vocês clicarem nos links e serem felizes !!! Enjoy !



Tommy Bolin:




Jimi Hendrix:

+ Blog Diário de uma Comissária de Bordo (In Memoriam) +



Randy Rhoads:

+ Blog Quarto do Metal +


(*) Vocês poderão conferir outras postagens (Ep e Bootleg) sobre o Grande Randy Rhoads neste Blog clicando em seu nome em "Marcadores" logo aí abaixo.

Nenhum comentário:

hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas