terça-feira, 13 de setembro de 2011

HISTóRIA DO BUMBO (Bass drum/kick)

__________________________________________________
                                            AUTOR: Ben Hur Sanborg





Como todos sabem, não só o bumbo, bem como caixas, pratos e demais componentes das baterias eram
tocadas separadamente em orquestras e bandas.
Em 1900, William F.Ludwig criou o primeiro pedal de madeira. A invenção deu certo, e depois, junto com Robert Danly, resolveram fazê-lo de aço, que resultou num sucesso total! Depois, o pedal de aço passou por renovações e renovações...
 Quem não teve um pedal SPEED KING entre 70/80, principalmente no mundo do Rock?
(C.B., um grande amigo meu e do velho Jack, não se desfaz do dele, e é para ele um suvenir hoje em dia!).

(E aí C.B.? Estás ainda com esta jóia?) 

 Mas a intenção aqui é falar do bumbo! Então...


No início o bumbo tinha como dimensões 28x12 (* Lê-se: 28 polegadas de diâmetro [circunferência] por 12 polegadas de profundidade), e a partir dai foram ‘pintando’ os tons, surdos e pratos. 

 1-Ride; 2-Surdo; 3-Tons; 4-Bumbo; Caixa; 6-Cymbal 

Foi lançado o bumbo de 26x14, que cabia um tom 14x10 acima deste, com pouca inclinação. O tom ficava alto para alguns bateristas, e ai ‘pintou’ o 24x14, de Buddy Rich e o de 22x14 do kit de Sir Ringo Starr! Com o decorrer dos anos, o seu diâmetro foi diminuído em 2”, e trabalharam na sua profundidade, que resultou nas dimensões 24x16 e 22x18, sendo que nesta última, alguns especialistas dizem equivaler a um Bumbo de 26x14 em termos de sonoridade.


E aí, começaram a misturar os tambores! Cada fábrica com os seus endorsements (termo utilizado no meio musical que designa os músicos que utilizam e fazem propaganda sobre tal instrumento/equipamento, avalistas da Marca), e haja novidades!!!Espessuras, tipo de madeiras, fibra de carbono e até sub woofers (um complemento ao bumbo).

(Ringo Starr dando o seu 'aval' para as Baterias Ludwig)

Muitos imaginam que John Bonham, do Led Zeppelin, tinha os maiores tambores e que ele acabava com o seu kit... ledo engano. O kit de Bonham era normal: 26x14 kick, tom de 14x12, surdos de 16x16 e 18x16. Ele também chegou a usar tom de 13x10, pratos Crash de 18”, 20”e ride 24”. Ouçam Lord Sutch & Heavy Friends, e vocês irão ouvir Bonham soando numa sala simples, junto a um monte de feras: Jimmy Page, Ritchie Blackmore, Nicky Hopkins, Noel Redding e até, Jon Lord (Deep Purple), que também gravou músicas para Sutch!

(Click on Pic)

John ‘Bonzo’ Bonham forrou a pele de resposta de seu bumbo com papel alumínio e nada de almofadas! Criativo não? Enquanto o seu filho, Jason Bonham, nem tem o feeling dele!
Agora lanço uma pergunta a vocês: "Caso Bonham ainda estivesse vivo, ele estaria sendo cultuado assim?"

(Os diversos kits de Bonham durante os anos!)

Ian Paice, em 1971, tinha uma Ludwig com um bumbo de 26x14, um surdo que ele mandou a fabrica adaptar para servir como um tom, 16x10, surdos de 18x18 e 20x18, pratos grandes, crash, de 20,22,24”, splash de 6” e ride de 22”. Ele descia ‘a madeira’ com técnica e rapidez!! Uma curiosidade: A musica Fireball, LP Deep Purple Fireball (1971), foi gravada com dois bumbos. Sendo que um deles era de Keith Moon (The Who), de 22x14, que encontrava-se no estúdio.

(Bill Ward e suas baquetas ao contrário para um maior peso!)

Bill Ward, do Black Sabbath, virava as suas baquetas, usando-as com o seu lado mais pesado para bater nas peles. Cozy Powell com J.Beck Grup e dois bumbos de 26x14, imaginem!!! Em 1975 ele foi chamado para o Rainbow e inaugurou dois Bumbos de 26x20!!! Que porrada!

 (O belíssimo kit do pesadíssimo Cozy Powell!)

Cozy tirou um puta som em “Slow Dancer”, música do 1º disco solo de Robert Plant (Led Zeppelin) em 1982. Eu fiz ‘pegadinhas’ com amigos na época, dizendo-lhes que era ‘sobra’ de estúdio do Zeppelin, e haja comentários: “Bonham era f0d@! “Não tem para ninguém!”e por aí ia...

 (Neil Peart do Rush, escondido atrás de seu kit!)

Tiravam o chapéu para Neil Peart, e aí apareceu o KISS com as músicas “I Love it Loud” e “I Still Love you”, ambas do LP ‘Creatures of the night’de 1982. Um som 'animal' do saudoso Eric Carr! E aí as fichas foram caindo. O 'povo' confundia o som de ‘trovão’ causado pelo reverb e microfonação da sala pensando que era a força da batida. E pergunto-lhes de novo caros leitores: "Qual ‘batera’ batia de leve na década de 70?" Por favor, ajudem-me a lembrar!

(Tommy Aldridge do Black Oak Arkansas, Blizzard Of Ozz,
Whitesnake, Gary Moore, Vinnie Moore, M.A.R.S,
etc, etc, etc...) 

Fora tantos outros, Tommy Aldridge, Carl Palmer, BJ Wilson, Keith Moon com os seus dois bumbos de 22x14, Don Brewer do Grand Funk Railroad, um monstro com o seu bumbo de 24x14! E observem a mistura de medidas pintando. Ginger Baker usava bumbos de tamanhos diferentes, outro Gênio! Lee Keerslake, além de ótimo batera e vocalista, compunha ao piano. A Blizzard of Ozz teve esse luxo...

(Keith Moon do The Who e o seu "minúsculo" kit!) - huahuahua!

 Isto estou citando a galera de 67/70! Neste inicio, tudo rústico. Ahh Mitch Mitchel... Jimi Hendrix não era bobo de largar essa fera! E não se enganem com o velho Ringo! A flanela na caixa antecipou a pele hidráulica, abafando os seus tambores com toalhas. Agora imaginem este cara no meio de 03 feras. O produtor ainda ‘podando’ o cara e o sucesso rolando! Tudo isto, além da grana “a rodo”, adestraram o cara!
John Bonham era o máximo! Eu me lembro de ter “enfiado o ouvido” várias vezes no woofer, imaginando como aquilo era único! Mas ele também deve agradecer muito a Sir Jimmy Page, que foi quem imprimiu aquele reverb, captando com microfones o ambiente da sala! Eric Carr (KISS), Tommy Lee (Mötley Crüe), Vinnie Appice, além de muitos outros que também usaram este recurso em algumas gravações.
Caso alguém por aí não saiba, se você pegar um bumbo 26x14, microfoná-lo, tirar um terço dos graves nos controles do console e colocá-lo ao lado de outro de dimensões 22x18, com bastante grave, o primeiro irá soar mais pesado, no PA. (PA = "Public Address", refere-se às caixas de som cuja intenção principal é o som destinado ao público).

(Exemplo de uma bateria microfonada em estúdio) 

Em uma sala de ensaio, o maior (bumbo) terá mais volume, dependendo da maneira que ele for abafado. Existem bateristas que ‘matam’ o som, tirando o brilho do equipamento. Já tive a oportunidade de ver gente colando moeda na pele, servindo como efeito para conseguir o ‘kick’.
Esses trios elétricos de SSA... ufa!!!
Tommy Lee que apareceu com um bumbo de 32” e Stefan Kaufmann do Accept, usavam dois tonéis, “como dizia um amigo”. E o Alex Van Halen que chegou a usar quatro bumbos!!

(Fonte: http://walterzuey.livejournal.com) 

No fim, todos estes bateras são ótimos, independente de cor, raça ou tribo.
E agora, a pergunta que não quer calar:


 Quem influenciou Buddy Rich ou Gene Krupa?
Ambos deixaram toda uma geração “de cara para o gol”!!

Abraços e até a próxima.

__________________________________________________
AUTOR: Ben Hur Sanborg


hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas