sábado, 9 de outubro de 2010

John Lennon - Hoje, 09-10-2010 - 70 anos... remembering.



Bem, em edição extraordinária estamos fazendo um segundo post, pois lembramos que hoje o grande John Lennon estaria completando 70 anos, se aquele débil, assassino idiota, naquele fatídico dia 08 de Dezembro de 1980 não disparasse contra ele.

Falar sobre Lennon é literalmete "chover no molhado", por tudo o que ele fêz com os Beatles, por sua postura política, social e todo o seu legado cultural deixado para as futuras gerações.A sua história é digna de filmes. FilmeS mesmo!


Então, como uma espécie de Tributo à ele, sugerimos a audição meticulosa deste álbum duplo de 1972 - "Sometime in New York City", aqui contemplado em um CD simples. O meu vinil é duplo. O primeiro disco tem exatamente o conteúdo deste CD, que é a parte gravada em estúdio.O segundo disco do vinil duplo é um Show (ou parte dele) com as seguintes músicas: "Cold Turkey", "Don´t Worry Kyoko" e uma JAM Session gravada con Frank Zappae os 'Mothers Of Invention' com mais quatro músicas: "Well (Baby Please, Don´t Go)", "Jamrag", "Scumbag" e "Aü".



O disco abre com a emocional "Woman is the nigger of the World", a linha melódica do sax em sua introdução já nos faz oerceber que esta não é só mais uma música deste LP. Lennon canta com tão forte emoção que torna esta música um HINO! Um hino para tentar acordar nós homens para a importância das mulheres. Logo depois, Yoko canta "Sisters, O Sisters", nesta faixa ela conclama as "irmãs" à construção de um mundo novo, com o uso da sabedoria, visando a liberdade e o respeito às mulheres, mais uma vez com uma mãozinha de John. "Attica State" é a terceira música, um rock & roll que poderia até figurar no White Album dos Beatles, pesadinha, com um riff insinuante de slide guitar,´na verdade ela é uma convocação para que todos os cidadãos de NY (e do Mundo), se unam e lutem pelos direitos humanos. A letra aborda a rebelião da prisão Attica em NY (1971), que deixou um saldo de 43 mortos e convoca uma revolução pelos tais direitos humanos.A próxima "Born In A Prision" é uma outra melodia marcante, principalmente pelas partes de sax - intro e solo. Trata de uma constatação de que desde a época da escola, até a nossa morte, passando é lógico, por nossa existência vivendo neste sistema educacional... O lado 1 "fecha" com o rock & roll de primeira linha "New York City". É só aumentar e sair por aí dançando... Satisfação garantida!

Lado 2? Então vamos lá... "Sunday Bloody Sunday", não é aquela do U2, mas o tema é exatamente o mesmo. Concentrada no 'groove' do contrabaixo de Klaus Voormann a letra é extremamente ácida: "You anglo pigs and scotties/Sent to colonize the North/You wave your bloody Union Jack/And you know what it's worth!/How dare you hold to ransom/A people proud and free/Keep Ireland for the Irish/Put the English back to sea!", não é preciso dizer mais nada, certo? Na sequência vem "The Luck Of The Irish", uma canção, com uma batida bem marcada, que canta uma lamentação que complementa a música anterior. "John Sinclair" é um típico western que reinvindica a libertação do poeta, ativista pelos Direitos Civis e militante antiracista, que teve a sua prisão decretada em 1969 por porte e oferta de marijuana à um agente de narcóticos infiltrado. O grande "barato" desta música são as várias steel e dobro guitars fazendo a parte melódica e as insistentes convenções "Gotta" que na época até parecia que o disco estivesse arranhado. "Angela" é a penúltima música do disco é sobre Angela Davis, integrante do partido Panteras Negras, sobre a sua prisão, a perda de seu marido. Outra emocionante, bastante politizada e engajada música. Fechando o 'play' vem "We´re All Water", uma festa altamente divertida cantada por Yoko que prega que não exitem muitas diferenças entre nós, aliás muitas semelhanças em essência.

E como um presente para os reais admiradores de Mr. Lennon, a versão alternativa (outtakes) deste´GRANDE álbum!







QUE DEUS O TENHA JOHN WINSTON LENNON !! DESCANSE EM PAZ !!!




Chris Spedding - O "guia" da reunião dos escoteiros da guitarra!

( Chris Spedding - The "guide" of the Guitar Jamboree! )


Olá pessoal!


Estava 'louco' para postar algo de grande valor para vocês, então, ao levar Bimbo - nosso mascote, Fox Terrier - para o seu passeio matinal me veio à cabeça o seguinte refrão: "See the men that made music history at the Guitar Jamboree..."

E aí eu pensei: YES, Chris Spedding!

Sem dúvidas Chris Spedding será uma preciosidade para os que ainda não o conhece.

Mr. Spedding é um legítimo filho da 2a. Guerra Mundial. Nascido na Inglaterra em 1944, ele nem chegou a conhecer o seu pai, que faleceu em combate - era piloto graduado da Real Força Aérea Australiana. O seu nome de batismo era Peter Robinson, e aos três meses de idade ele foi adotado pelo casal Spedding que o rebatizou de Christopher Spedding. Desde cedo foi "empurrado" pelos pais para desenvolver suas habilidades musicais com violino(!!!???!!!). Nos idos de 1957 - bons tempos aqueles - à ele foi apresentado o Rock & Roll por meio dos 'desbravadores' Bill Halley, Buddy Holly, Elvis Presley, Gene Vincent e Eddie Cochran, o quê o fêz mudar totalmente a sua forma de tocar seu violino... e daí, mudou para a guitarra (Thanks GOD!!). Percorrendo o mesmo início de quase todos os músicos daquela época, tocou em várias pequenas Bandas, conheceu profundamente o Blues, tocou como músico de estúdio com muita gente muito boa, visitou também o Jazz. Em 1971 lança o seu primeiro trabalho 'solo', com influências de seus heróis do Rock e em 1975 foi convidado para participar do álbum conceitual "Peter and the Wolf", baseado na obra do músico clássico Prokofiev com uma "pá" de grandes músicos (ver tópico "Peter & Wolf" abaixo).


Em 1976 lança outro registro solo que contém fortes influências daquele pessoal Rocker do final dos 50, T. Rex, Dylan, e até passagens mais intimistas. Mas o GRANDE momento do LP é "Guitar Jamboree".


O quê se pensar quando se juntam Albert King, Chuck Berry, Jimi Hendrix, Pete Townshend, Keith Richards, Leslie West, Eric Clapton, Jimmy Page e Jeff Beck em uma só sessão, em uma só música e ... em uma só pessoa? Isto mesmo, não erramos! Chris lembra estes caras em rápidas passagens, seja em riffs ou trecho de seus solos, acentuando algumas e suas características e tônicas em rápidos flashes! Sem dúvidas uma grande homenagem à eles, e também um recado claro que mais um interessante guitarrista estava despontando, agora para o grande público.
 
Abaixo a letra desta grande número para vocês entenderem do quê se trata:

"See the men that made music history at the Guitar Jamboree

The Guitar Jamboree's in town
Musicians come from miles around
And everybody goes
To see their guitar heroes

Here's Albert King
He's playing his ?
No one can get within a mile of him
When he plays the blues

See the men that made music history at the Guitar Jamboree

Chuck Berry was here too with his famous duck walk
But that ain't all he can do 'cause he makes a guitar talk

See the men that made music history at the Guitar Jamboree

The night they still talk about
Was when Jimmy Hendrix played
Now, Jimmy will be sadly missed
For the sound he made

See the men that made music history at the Guitar Jamboree

Here they come, hear
Jack Bruce
Pete Townshend
Keith Richards
George Harrison
Here's Eric
Jimmy Page
Jeff Beck
Paul Kossoff
Leslie West
Dave Gilmour

Come on, it's the Guitar Jamboree
Everybody's here
All the guitar heroes
Let's hear it "

No decorrer dos anos Chris foi lançando alguns albuns com alguma irregularidade, dedicando grande parte de seu tempo (e criatividade) sendo músico de estúdio e Produtor (até os Sex Pistols -pasmem- ele produziu)!
 

"Peter and The Wolf"


Conheci este disco no final dos anos 70, achei legal e comprei para presentear ao meu filho (quando eu o tivesse). Muito, muito criativo, este material´mostra que tudo se pode no Rock & Roll! Sendo um álbum conceitual, quase uma 'peça de teatro' transportado para o vinil, olhem só o 'cast' desta Produção:
Narrator: Viv Stanshall
Peter: Manfred Mann
Bird: Gary Brooker
Duck: Chris Spedding, Gary Moore
Cat: Stephane Grappelli
Wolf: Eno
Pond: Keith Tippett
Grandfather: Jack Lancaster
Hunters: Jon Heisman, Bill Bruford, Cozy Powell, Phil Collins, Alvin Lee,
Robin Lumley, Julie Tippett and The English Chorale.

MUSICIANS:
Robin Lumley - piano
Julie Tippett, Bernie Frost - vocals
Manfred Mann, Gary Brooker, Eno - synthesizer
Pete Haywood - steel guitar
John Goodsall, Chris Spedding, Alvin Lee - guitar
Gary Moore - guitar on 2,3,5,7,9,10,17,20-22
Percy Jones, Andy Pyle, Dave Marquee - bass guitar
Cozy Powell - drums on 3,19
Phil Collins - drums
John Hiseman - snare drums
Bill Bruford - cymbals
Erika Michailenko - chimes
Stephane Grappelli, Henry Lowther, Jack Lancaster - violin
Produced by Jack Lancaster, Robin Lumley & Dennis McKay.
Recorded at Trident Studios,London.

Gente pouco conhecida? Façam este exercício... ;-)

 

Abaixo segue o que conseguimos garimpar aqui na NET sobre o cidadão:

Chris Spedding - 1971 - Backwood Progression
(*)Escolha o link do Megaupload

Chris Spedding - 1972 - Only Lick I Know

Chris Spedding - 1976 - Chris Spedding - part1
Chris Spedding - 1976 - Chris Spedding - part2

Chris Spedding - 1977 - Hurt!

Chris Spedding - 1980 - I'm Not Like Everybody Else

Chris Spedding - 1990 - Cafe Days-part1
Chris Spedding - 1990 - Cafe Days-part2



Chris Spedding - 1991 - Just Plug Him In!

Chris Spedding - 2002 - One Step Ahead Of The Blues-part1
Chris Spedding - 2002 - One Step Ahead Of The Blues-part2


Participações:

Peter and the Wolf (1975)
(*)Escolha o link do Megaupload

Robert Gordon And Chris Spedding - It s Now Or Never


Coletânea:

Chris Spedding - The Best Of Motor Bikin


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