domingo, 26 de setembro de 2010

Thin Lizzy: (PRO)Fusão de estilos desembocando no Hard & Heavy!!!



(Thin Lizzy: (PRO) fusion of styles flowing into the Hard & Heavy!)


O quê se esperar de um trio formado na Irlanda, cujo o seu líder tem "um quê" de sangue Brasileiro?
Lembram-se de Rory Gallagher? Da Irlanda Folk? Do cenário de Blues e rock´n´roll vindos dos anos anteriores a 1969?
Pois é, esta é a fusão a qual nos referimos no título. Em meados dos anos 70, fui, (fomos), brindados com os lançamentos dos discos do Thin Lizzy por aqui na "terrinha" (leia-se , hoje, o nosso GRANDIOSO Brasil!)!!!!!
O Thin Lizzy, formado nos idos de 1969 por Phil Lynott (contrabaixo e vocais), Brian Downey (bateria) e Eric Bell (guitarras). Reza a Mitologia do Rock & Roll que o pai de Phil, chamado Cecil, era brasileiro e sua mãe irlandesa....


 Seus dois primeiros discos têm uma forte influência da música Folk e de Blues inglês, e a partir de seu terceiro álbum eles se tornam mais pesados, e a partir daí conseguem um grande conceito não só junto ao público rocker, mas também a outras bandas e músicos. Foi mais ou menos nesta época que Gary Moore, amigo de Lynott (desde os tempos do antigo e original Skid Row, não o americano dos anos 80!!), substitui temporariamente Eric Bell, até a entrada dos excelentes guitarristas Scott Gorham e Brian “Robbo” Robertson. Com esta formação clássica fizeram grandes, grandes discos! E um cem número de músicas que iam de uma ingênua suavidade, ao mais bruto Rock & Roll. De épicas, às mais pesadas e influentes músicas para as Bandas Hard & Heavies que viriam nas décadas seguintes.


'Still in love with you' - com um incrível solo e com uma “pitada” de Brasil em seu final -, 'Rosalie' – altamente contagiante e com um pedal wah-wah extremamente técnico no solo - , 'Fighting my way back' – com um trabalho de contrabaixo altamente convincente, uma marcação forte de bateria fazendo a “levada” da música, outro solo intrigante, um refrão marcante e uma guitarra de fundo bem disco (!!!???) - , 'Jailbreak' – riff instigante, outra interpretação fantástica de Phil e outro refrão arrasador -, 'The boys are back in town' – e alguém aí falou em uma marcação forte de bateria fazendo a “levada” da música, riff instigante, outra interpretação fantástica de Phil e outro refrão arrasador ?? Ah, ia me esquecendo da harmoniosa convivência das guitarras gêmeas - , 'Cowboy song' – esta só vocês ouvindo... uma obra de arte destes irlandeses - , 'Emerald' – Arrasador tema épico, excelentes convenções, as guitarras “falando” alto e uma incrível marcação de contrabaixo nos solos - , 'Don't believe a word' – perfeita! Um hino! - , “Bad reputation”, “Southbound”, “Dancing in the moonlight”, só são para mencionar alguns petardos daquela fase que termina com o magnífico disco ao vivo de 1978 - “Live & Dangerous”, sem sombra de dúvidas um dos maiores discos ao vivo de toda a História do Rock & Roll!!


Para o próximo disco, Black Rose, Gary Moore é de novo recrutado, desta vez para substituir Brian Robertson que já não estava mais em sintonia com a Banda devido ao uso abusivo de drogas e de sua índole um tanto quanto violenta – Robbo se envolvia em muitas brigas, o que lhe custou um dedo quebrado e a impossibilidade de tocar por uns tempos. Podemos destacar deste álbum as excelentes “Waiting for an alibi” e a faixa que empresta parte ao título “Roisin dubh (black rose) a rock legend”.


É a vez de Snowy White, outro excelente guitarrista substituir o fiel Moore, e com ele o Thin Lizzy produz mais dois álbuns e entre eles o excelente (na minha opinião) 'Renegade', com faixas explosivas como “Angel of death” - que fala sobre Joseph Mengele, “Renegade”, “The pleasure will blow” e “Leave this town” definitivamente formam um dos mais brilhantes 'LADO A' da história dos Lps, somente comparável a algumas pérolas que iremos abordar mais tarde.


Snowy sai da Banda em 81 é quando entra a jovem promessa da guitarra, vindo do Tygers Of Pan-Tang, John Sykes!! Com ele, Lynott e sua gang gravam o poderosíssimo e pesadíssimo 'Thunder and Lightining', um disco com um 'sangue renovado' pela presença agressiva de Sykes, que empurrava a Banda para frente...


Em 1983, com um Lynott totalmente envolvido com sua luta contra as drogas a Banda faz a sua “Farewell Tour” e registra no excelente álbum duplo “Live Life”, que todos os guitarristas anteriores participam, com exceção de Snowy.


Em 4 de Janeiro de 1986, infelizmente falece mais um gênio do Rock & Roll. Morre Phil Lynott decorrente de problemas com o uso de drogas. Até hoje John Sykes se reúne com antigos membros do Thin Lizzy e faz Shows em homenagem à memória de Phil.


Que DEUS o tenha!


 Agora, a nossa grande surpresa para vocês que freqüentam o nosso BLOG: “Funky Junction – Play a Tribute to Deep Purple”, lançado em 1973, Phil Lynott, Brian Downey e Eric Bell juntaram-se, por necessidade financeira ao tecladista e vocalista da banda irlandesa Elmer Fudd, e tocam uma versão instrumental de “The House of The Rising Sun” chamada simplesmente “Sun”, e mais “Fireball”, “Black Night”, “Strange Kind Of Woman”, “Hush” e “Speed King”, todas do Purple, divirtam-se com os links abaixo!!!


Discografia do Thin Lizzy:

1971- Thin Lizzy
1972- Shades Of A Blue Orphanage
1973- Funky Junction (Thin Lizzy) - Play A Tribute To Deep Purple.rar
1973- Vagabonds of the Western World
1974- Night Life 
1975- Fighting
1975- UK Tour 75-cd1
1975- UK Tour 75-cd2
1976- Jailbreak
1977- Johnny the fox
1977- Live At The Tower Theater (Philadelphia, PA – 10-26-1977)-cd1
1977- Live At The Tower Theater (Philadelphia, PA – 10-26-1977)-cd2
1978- Bad Reputation
1978- Live & Dangerous
1979- Black Rose
1980- Chinatown
1981- Renegade
1981- Renegade Tour ‘81-cd1
1981- Renegade Tour ‘81-cd2
1983- Thunder & Lightning
1983- Live Life-cd1
1983- Live Life-cd2
(*) - DICA de Vestibular: Para os arquivos referenciados pelo Sharebee, deêm preferência pelos links Megauploads.

hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas