domingo, 14 de agosto de 2011

No dia dos Pais: Les Paul , o Pai da Guitarra... Les Paul

( Les Paul - The father of the guitar ... Les Paul! )  



O dia 12 de Agosto passado, marcou dois anos do Mundo sem a presença de um 'cara', que se não tivesse existido, muito provavelmente, o Rock não seria o mesmo, ou quiçá, existisse!
Sem demérito algum ao Grande Leo Fender, mas Lester William Polsfuss, ou simplesmente, Les Paul, como é muito mais conhecido, foi um eletrônico, guitarrista jazzístico, e inventor da guitarra de corpo sólido. Junto com sua esposa, Mary Ford, foram responsáveis por inúmeros sucessos POP das décadas de 50 e 60.

(Para os curiosos: Cliquem na foto!)
(Click on PIC to down this play!)

Em associação com a fábrica de guitarras Gibson, Les lançou em 1953 o seu modelo definitivo: a guitarra Gibson Les Paul, desenhada, interna (componentes) e externamente (design) pelo Mestre. As guitarras de Les, se diferenciavam das de Leo, não só pelo desenho do corpo, mas também pela sonoridade. Os que querem um som mais encorpado, denso, tendem a preferir as Gibson, em contraponto com o som mais "limpo" das Fender. Mas sou apenas um BOM ouvinte, portanto, deixo os detalhes técnicos para os músicos "das cordas" Sanborg e 'Space Ace', caso queiram comentar...

 (Les Paul e a sua inseparável Mary Ford!)

Ainda para os que não sabem, ele foi o precursor das mixagens de voz e intrumentos. Utilizando-se do recurso da gravação em pistas, Les criou momentos mágicos com o seu instrumento e também criou "corais" com a voz delicada de Mary Ford.
Por toda a sua importância, nós do Salada Rock não poderíamos deixar de homenageá-lo, e registrar aqui também a nossa SAUDADE por Les. Não por ele ser simplesmente um excelente músico, mas por toda a sua 'visão', e por sua capacidade inventiva e criadora que nos presenteou com um dos mais perfeitos instrumentos já concebido pelo Homem: A guitarra Gibson Les Paul!!! São vários os nomes do Rock que ajudaram a imortalizá-la: Jimmy Page, Pete Townsend, Peter Frampton, Slash, Ace Frehley, Randy Rhoads, só pra citar alguns...

  
Apesar de não ser tão propalado, tem seu mérito reconhecido na comunidade musical. Na ocasião de comemoração de seu nonaségimo sexto aniversário, até a Google se rendeu à importância deste Grande Mestre e lançou um Doodle animado (aquelas imagens temáticas que encabeçam a página de pesquisa da Empresa), imaginando uma guitarra, com as cordas formando o nome Google, e quando "tocadas", passando-se o mouse em cima, ainda pelo teclado, emitem sons. Foi um sucesso de hits naquele dia! Muitos apenas usavam-no como um anti-stress, outros se arriscaram e até compuseram temas. Outros tantos, apenas se limitaram a "tocar" no tal Doodle algumas canções! O sucesso foi tanto que a Google tornou OFICIAL esta Homenagem imortalizando  Les Paul para as Gerações de Internautas!

 (Clique na foto para ir ao Site!)
(Click on PIC to go to play this Doodle!)



Nossos SINCEROS agradecimentos MESTRE Lester William Polsfuss 
- ou simplesmente, LES PAUL!!!  





Até a próxima!

E ... Toca o Barco !!!
 
hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas