terça-feira, 21 de setembro de 2010

Crucis: Uma raríssima jóia do Rock Progressivo !!!

Primeiro, e antes de tudo, como vamos abordar uma peça do GRANDE Rock Progressivo, aqui se faz necessário uma pequena DICA, que espero lhes seja útil. Procure ouvir qualquer faixa de qualquer Banda Progressiva relaxado, concentrado no som que você está ouvindo, e se possível em um ambiente propício para os diversos "mundos" que este tipo de som lhes levará. EU costumo ouvir com headphones e no silêncio de um local escuro. Bem, isto é só uma dica. Pode ser que dê certo com vocês também, e lhes ajudem a entender um pouco deste estilo mais complexo de Rock, às vezes barroco, às vezes sinfônico, ou simplesmente uma viagem psicodélica... Bem ... e lá vamos nós...

O cenário é Argentina em 1977, quatro excelentes músicos - um deles uruguaio - se reúnem pela segunda vez em um estúdio, e desta, para fazer uma jóia rara do Rock Progressivo Latino-americano e porque não dizer, Mundial?

A Banda é o Crucis, e o álbum se chama: "Los Delírios Del Mariscal", um clássico do gênero, quase que desconhecido pelas novas gerações rockers, e que apresenta aos amantes do Progressivo uma excelente Banda que vai das influências do Pink Floyd ao Jazz... Com certeza ALTAMENTE RECOMENDADO !!!

Em sua formação o Crucis contava com Gonzalo Farrugia, o uruguaio e baterista . Ele traz consigo uma forte influência jazzística conferida pela sonoridade tipo "lata" de seu instrumento. Junto com o contrabaixista Gustavo Montesano, dono um grande domínio de seu instrumento formam uma "cozinha rítmica" bastante coesa! Aníbal Kerpel é o tecladista "mezzo" Wright", "mezzo" Wakeman, e durante a audição deste registro vocês entenderão o que estou querendo dizer. Entre Moogs, Hammonds e outros tantos teclados Kerpel faz a "parede harmônica" que o Crucis necessita. E finalmente, para a mim, a Grande sensação e surpresa deste Álbum, o jovem guitarrista Pino Marrone. Marrone é considerado por nossos 'hermanos' como um de seus heróis da guitarra! Dono de uma técnica altamente apurada, extremamente melódico, muito ágil e com uma sonoridade "Gilmour-Santana-Jazz" Pino realmente mostra um enorme talento!

O disco tem apenas quatro faixas, a primeira é a única cantada no álbum, "No Me Separen De Mi", traz o vocal do baixista Gustavo, 'en español' (???!!??)... Hmmm... estranho.... mas até o refrão entrar, e a música logo depois passar a ser um tema altamente contagiante pela "levada" de Gonzalo na batera, e assim vamos até um final cheio de convenções... no mínimo interessante!

A segunda faixa é a 'ultra-viajante' e jazzística "Los Delírios Del Mariscal", que dá título à obra. Fantástico tema! Quem gosta da linha Progressiva vai amar esta música! São 10 minutos que a Banda lhe leva a cenários incríveis, basta para tanto fecharmos os olhos e deixarmos o som 'entrar'... Nesta música além do tema da introdução iremos encontrar uma influência escancarada do Pink Floyd, não só nas harmonizações de Kerpel, mas na guitarra "Gilmoriana" do competentíssimoo Pino. Sentimento, técnica e destreza... excelente solo e mais um surpreendente final! Dez, nota dez!! E assim encerra-se o lado A do disco. Oppppssss, e segue-se a audição do CD. Desculpe o meu ato falho, rsrsrsrs.

A terceira é "Pollo Frito", tema escrito pelo guitarrista e por aí voces já podem imaginar o que está por vir. Tendo como introdução um curto solo de bateria a música segue em uma "pegada" Jazz-Rock, até encontrarmos uma passagem típicamente progressiva 'A La Genesis' para depois nos depararmos com uma quebra de rítmo por um solo no início altamente sentimental, que depois força a Banda retomar a sua pegada Jazzística, até um inesperado duelo - teclado e guitarra, com um baterista ditando uma dinâmica rítmica riquíssima até a convenção final! Sem dúvidas outra preciosidade!
O último capítulo desta poderosa e rica 'viagem' é um exemplo de competência, "Abismo Terrenal". Desde o início Pino e seus amigos dizem para quê vieram. Um tema absolutamente forte e instigante! Você pode até se imaginar em uma estrada em um conversível, a alguns quilômetros por hora, com um enorme vento em seu rosto! Nesta faixa a Banda mostra todo o seu virtuosismo, com direito a solos individuais de seus membros e mais influências 'Floydianas' ! Sem mais, agora é só vocês ouvirem para saber do quê estou falando e poderem, vocês mesmos criarem os seus roteiros e cenários para as suas futuras viagens com esta magnífica Banda que nos deixou esta preciosidade como seu legado!






hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas