quinta-feira, 14 de abril de 2011

14 de Abril - Nasce uma Lenda da Guitarra e do Rock... PARABÉNS !!!

April 14 - Birth of a Guitar & Rock Legend!  CONGRATS!!!)

(A Lenda da Guitarra em espectro)

Há 66 anos atrás nascia em Weston-Super-Mare, a aproximadamente 29Km de Bristol, Richard Hugh Blackmore, ou como é mundialmente conhecido, Ritchie Blackmore!


(Eis o velho e bom Blackmore, um dos maiores Guitarristas do Mundo)

Dono de um talento e temperamento inigualáveis, Ritchie é um personagem controverso da História do Rock! Ele faz a linha "Ame-o ou Deixe-o" !! É indiscutível o seu 'feeling', a sua técnica, e a sua 'mise-en-scène'. Muito habilidoso, com sua Fender Stratocaster influenciou muitos e muitos guitarristas que vieram gerações depois.
Conhecido por seu temperamento difícil, Blackmore trocou por inúmeras vezes de músicos por Bandas aonde passou. 
Perfeccionista ao extremo, ele não só cobra dos outros, bem como de si próprio: 
"Estava ficando um músico desleixado!" - disse quando da sua primeira saída do Deep Purple no início de 1975.

(Gosto muito desta foto! Ela é da parte interna do 1st. Rainbow)

Falar sobre Blackmore é muito difícil pois, olhando para os anos que se passaram, temos muitas histórias para contar sobre este soberbo músico... Só para citarmos uma: reza a Mitologia do Rock & Roll que ele fêz "a cabeça" de Ian Paice e Jon Lord, respectivamente bateria e teclados do Deep Purple, para enviarem Nick Simper (baixo) e Rod Evans (vocais) para uma tour "fantasma" pela Alemanha, enquanto os três ficavam na Inglaterra e recrutavam Roger GloverIan Gillan para substituí-los! E é aproximadamente desta época que destacamos do "Concerto para Grupo & Orquestra". Totalmente escrito pelo gênio Jon Lord, a parte que Banda e Orquestra se fundem e servem de base para o fantástico solo de Blackmore, aqui empunhando uma Gibson ES355.


Após um sem número de brigas com Ian Gillan, com o consentimento da dupla Paice e Lord, consegue demiti-lo do Purple no final de 1973. E também demitem Roger Glover. Ele queria um vocalista com um timbre de voz parecido com o de Paul Rodgers, ex-Free e naquela época, atual Bad Company, que foi sondado e declinou da proposta. Anos mais tarde, Paul Rodgers, depois do falecimento de Freddie Mercury, aceitaria o convite de Brian May e Roger Taylor para reativarem o Queen, mas esta é uma outra História... 
Conseguem então um baixista excelente com uma voz excepcional, que estava em sua Banda, Trapeze, chamado Glenn Hughes! Glenn é possuidor de uma excelente linha de baixo, pena que para Ritchie, um inglês sisudo, a linha melódica de Hughes era exageradamente 'Funk'... A sua voz, irrepreensível! Com alguns timbres muito parecidos com a voz de Stevie Wonder, que aliás, é ídolo de Glenn. Porém, Mr. Blackmore não estava muito afim de dividir os holofotes com um "baixista-cantor" e incutiu na cabeça de Paice e Lord que esta formação com quatro integrantes descaracterizaria a Banda que sempre teve um front-man! 
Eles encontraram na figura de David Coverdale, um balconista de uma loja de sapatos, na longínqua cidadezinha de Redcar, o indivíduo com o tal timbre de voz parecido com o de Rodgers.

(Ritchie rodando a sua Fender em meados dos anos 70)

Enfim, 1975 havia chegado, e com ele o Purple fêz, na minha opinião, dois de seus melhores discos, 'Burn' e 'Stormbriger', que foram prontamente repudiados por nosso 'Herói':
 "O Deep Purple não é mais a masma Banda. Agora virou uma bandinha de Soul Music...". Esbravejava Blackmore devido as influências de Hughes e Coverdale! Foi a gota d´água!
Ele se joga ao sacrifício. Sai do Deep Purple, deixando o seu lugar vago, para o "ÁS da Guitarra", Tommy Bolin, (ex-James Gang, Billy Cobham e Alphouse Mounzon entre outros...).
Então ele dá vida à Banda "Ritchie Blackmore´s Rainbow", ao lado do até então desconhecido da maioria da população Mundial, Ronnie Dio.

(Ontem e hoje, as faces de Ritchie Blackmore)

E mais uma vez, reza a lenda da Mitologia do Rock & Roll que, Blackmore precisava de uma Banda o mais rápido possível, pois já tinha escrito farto material para a composição e lançamento de um LP pela Oyster em conjunto com a Purple Records, do qual ele também é sócio. Certa feita ele viu uma Banda chamada ELF, cujo o vocalista era um intérprete fantástico! Fazendo contato com o tal vocalista, percebeu a chance de fazer daquela Banda a sua Banda. Bastava para isto "chutar" o guitarrista original da ELF! 
Pois bem, seja feita a tua vontade! David 'Rock' Feinstein foi "bicado" da Banda que havia fundado com o seu primo, Ronald Padavona, ou pura e simplesmente, Ronnie James Dio!



Em 1976, consegue o que na minha opinião é a melhor formação do Rainbow, com Ronnie Dio (vocais), Blackmore (guitarras), Cozy Powell (bateria), Tony Carey (teclados) e Jimmy Bain (contrabaixo). Com esta formação faz o antológico "Rising" e o "On Stage", um excelente LP duplo, que na época,  a nossa edição nacional, saiu criminosamente como LP simples, extremamente mal gravado e mixado!
- SENTIMENTOS QUE SÓ OS QUE VIVERAM NAQUELA ÉPOCA SENTIRAM E SABEM DO QUÊ ESTOU FALANDO ... -
Após estes registros Blackmore começa um troca-troca infernal entre seus músicos, o que deixa o seu Rainbow com oscilações - altos e baixos no decorrer dos anos...


(Blackmore fazendo do mastro da 'Union Jack' o seu slide)


Até, que em um belo dia, como diz o selo ainda colado no meu LP original de "Perfect Strangers":
"O Destino os trouxe de volta!" ...
Destino... sei... Não seria De$tino$$$$$ ???
O Purple retorna a vida com a reencarnação de sua segunda formação, ou como chamamos, MK II.
Cinco discos após o seu retorno, surge o filme (e o CD) "Come Hell Or High Water" aonde podemos conferir, além de toda a sua técnica e sentimento, toda a sua sisudez e cobrança, quando ainda na primeira música, Blackmore percebe que Gillan perde o tempo em sua percussão... e aí... confiram clicando na foto abaixo e fazendo o download deste Show!


Come Hell or High Water
(Clique na foto para download)


E então, Mr. Blackmore enche (de novo) o saco das caras de Gillan & cia. e decide sair pela segunda vez do Deep Purple! Mas não antes, neste meio tempo, demitir (de novo) Ian Gillan em 1990. Desta vez recrutou o fraquíssimo Joe Lynn Turner, seu ex-pupilo do Rainbow para substituir Gillan, quando das gravações do para mim sofrível 'Slaves and Masters'. Uma mancha tão grande no currículo do Deep Purple (e de Blackmore) que ele aceitou Gillan de volta para próximo disco!
Ao sair do Deep Purple, desta vez Blackmore desenvolveu um Projeto chamado "Blackmore´s Night, ao lado de sua bela e competentíssima esposa, Candice Night. Vocês poderão fazer o download do arquivo "*.torrent" que tem TODA a discografia da Banda Blackmore´s Night apenas clicando na foto caricatura de Blackmore logo aí abaixo:

Blackmore´s Night
(Clique na foto para download)


Caso você não tenha um programa apropriado para baixar arquivos Torrent, então clique na figura abaixo.
Depois de instalado, abra o arquivo com o uTorrent, ou pelo Windows Explorer dê um duplo clique no arquivo torrent que o mesmo fará a importação para você!


(Freeware)

Existem ainda muitas e muitas coisas mais a serem ditas por mim, e com certeza, por outros admiradores dos trabalhos de Ritchie Blackmore, mas com certeza, já está muito bom até aqui, não?

PARABÉNS Mr. Ritchie Blackmore por seus 66 anos de vida, e que você viva muito mais do quê outros tantos 66 anos!

Abraços, nos vemos por aí ... e Toca o Barco!


Seção "Coisas que só acontecem no Rock & Roll" - I - U2

( Section "Things that only happen in the Rock & Roll" - I - U2 )

U2 mais uma vez no Brasil - 2011

Bem, com esta matéria abrimos a Seção "Coisas que só acontecem no Rock & Roll" ...

Um menino de 5 anos, que cresceu ouvindo o U2 devido ao (BOM) gosto musical de seus Pais e tios, queria por que queria ir assistir ao Show do U2 em SP. Impossibilitado de assistir a apresentação devido a restrição da faixa etária recomendada, a sua Mãe e uma Tia leveram-no, devidamente "paramentado", à frente do hotel aonde estava hospedada a Banda...

Então,segue um 'videozinho', capturado pela Tia do moleque...




Bem, dêem os devidos descontos do amadorismo da filmagem pela emoção de estar perto do ídolo e pelo empurra-empurra... Mas quem disse que tudo no Rock & Roll é perfeito?
O que vale é o registro!


Para ler o depoimento emocionado de quem viveu este 'Momento Mágico', basta clicar na foto da Tour que o U2 finalizou aqui no Brasil :

(Clique na foto acima e leia o depoimento...)


- RECONHECIMENTO -

Os mais antenados leitores deste Blog reconhecerão o "furo" que demos ao afirmarmos no POST do dia 07 de Novembro do ano passado que "D. Dilma é Rock & Roll" ...

Pois bem, segue algumas provas que não nos deixam mentir!

(Dilma recebendo Bono na frente do Palácio)


(Cumprimento, será que ela está pedindo uma música?)


("Queixou" para tirar uma foto com a Banda - sonho de Fã!)

Dá-lhe Dilma !!!
O P.U.R.R.A.(*)   lhe felicita mais uma vez!

(*) - P.U.R.R.A.P(artido) U(nido do) R(ock &) R(oll) A(tento).  



hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas