terça-feira, 14 de junho de 2011

Louis Jordan - O Pai do Rythym and Blues - Um visionário a frente do seu tempo!

( Louis Jordan - The Father of Rythym and Blues - A visionary ahead of his time! )



Olá!

E mais uma vez lhes digo: 
Para compreendermos o Presente, devemos conhecer, e tentar ao menos entender, o Passado.
O Heavy Metal simplesmente não nasceu Heavy Metal, assim como todos os outros estilos de Rock! (E por que não dizer: todos os tipos de artes contemporâneas, seja na música, no teatro, cinema, etc...). 
Tudo tem uma origem, muitas vezes desconhecida por nós!
Sabemos que o Rock & Roll é uma síntese de elementos: o Blues negro, o Gospel negro, o Country branco americano, o Folk britânico e 'voilá'... o Rythym & Blues!

(Aqui vemos Louis Jordan e o Tympani Six, ou T6!)

Olhando específicamente para o Rythym & Blues, que depois também sofreu pequenas mudanças, transformando-se em simples R&B, encontramos um ícone deste estilo musical que tanto influenciou o Rock & Roll e até mesmo o Blues...
Conheci Louis Jordan, com o advento da Internet. Até mesmo porque os seus registros datam de 1938 até aproximadamente 1954.
Louis não somente é um saxofonista, cantor, compositor, arranjador, ator, dançarino e 'Band leader', mas sim um ARTISTA completo! É também visionário e muito inovador para a sua época!


Logo entendi porque ele é chamado de o "Pai do Rythym & Blues" !
O seu swing, carisma, humor, interpretação e trejeitos para sempre ficaram na História. As suas composições variavam de rápidas convenções "jazzísticas", até temas mais lentos e românticos. Notem, estamos falando da década de 40! O Mundo às voltas com a Segunda Guerra Mundial, o cenário tomado pelas Big Bands, e ele, com o seu "Tympani Five" - um grupo formado por cinco músicos - bateria, piano, guitarra, baixo, trumpete e além de é claro, o sax de Louis! Sem dúvidas, ele foi um inovador em seu tempo. E graças à isto, Louis Jordan foi o artista Afro-americano de maior vendagem nos E.U.A. na década de 40!!
Logo abaixo, veremos um vídeo muitíssimo interessante e inovador, apesar de preto e branco. O quê vocês vêem de atual nele?


Performance de 'street dance' vindos da década de 40, época da 2a. Guerra??? Huummm.... E hoje em algumas praças, não é? Tá bom!
Ele realmente estava a frente de seu tempo.
A seguir, dois videos com trechos interessantes do filme "Reet, Petite and Gone" estrelado por ele e por sua Tympani Five.




(*) Estes dois vídeos foram produzidos por Mike Beyer para MindsiMedia. 

Link: http://www.youtube.com/view_play_list?p=1FB1F6BAED2E4BC8


O filme completo está disponível gratuitamente no InternetArchive;
http://www.archive.org/details/Reet_Petite_and_Gone


Reconhecidamente tendo influenciado a carreira de "arquitetos" do rock and roll, como Chuck Berry e Little Richard - segundo os práprios, até hoje é "citado" por B.B. King, entre outros.
Por tudo isto, Louis foi indicado, e ingressou no ROCK & ROLL OF FAME em 1987, e tem um musical na Broadway inspirado nele. "Five Guys Named Moe", uma de suas músicas!


Se quiserem ouvir seus trabalhos, clica na foto aí abaixo e faça o down de uma coletânea de 1938 à 1953:

(RECOMENDADÍSSIMA!)
(Click on PIC to Down)

Quem se interessar em ver mais Lois Jordan, dê uma passada no Canal Salada Rock no Youtube, clicando no Logo abaixo:


Quem realmente quiser conhecê-lo melhor, aqui está o link para o Web Site Oficial de Louis Jordan:

Valeu mais uma vez!
Espero que tenham gostado desta longínqua, mas necessária viagem no tempo!



Um pouco mais de  História (transcrito do Site "louisjordan.com"):

Nascido 08 de julho de 1908, Brinkley, Arkansas;
morreu em 04 de fevereiro de 1975, Los Angeles, Califórnia

O Pai da Rhythm & Blues saiu do mundo do blues de Brinkley, Arkansas, para tocar na banda de Chick Webb swing 1932-1938, ele tocou sax alto e participou de filmes de comédia.
Ele começou a gravar para a Decca, em 1938, com a sua própria Tympany Five, permanecendo no selo até 1953. Ele vendeu o  seu primeiro  milhão em 1944 com "Is You Is Or Is You Ain't Ma Baby?" - Tendo em atenção anteriormente atraída com "Knock Me A Kiss" e "I'm Gonna Move To The Outskirts Of  Town", o último, um blues clássico.
Seu segundo milhão-seller foi "Caldonia (What Makes Your Big Head So Hard?)", seguido em 1946 por dois milhões de vendas, "Beware, Brother, Beware" e "Boogie Ch Choo Choo",  a sua maior venda de todas.

Em todos estes, ele buscou um ritmo básico do Boogie Shuffle, mais tarde assumida como o primórdio do Rock 'n' Roll. Como ele mesmo disse, ele "fez o jump blues", e ao fazê-lo, influenciou BB King, Chuck Berry e Bill Haley.





Toca o Barco!

\0/

hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas