terça-feira, 15 de novembro de 2011

SWU - Sopapos, Emoção e Thrash Metal



Fala Rockeirada!


Hoje vamos falar um pouco do que vimos do Festival SWU 2011. Na verdade, abordaremos apenas o que achei interessante.
Mas primeiro, muita gente fala do Festival SWU, mas o que significa (ou o que é) SWU ?
Starts With yoU, ou seja, "Começa Com Você", ter uma nova atitude para a salvação do planeta. Tem toda uma filosofia comportamental por trás, "pequenas atitudes geram grandes mudanças", e visa alcançar o maior número de pessoas para que tornemos o planeta mais sustentável.
E o que melhor para reunir um grande número de pessoas, especialmente jovens, o futuro do planeta, em torno de uma causa, senão a Música, e em especial o Rock & Roll?


Até aí, tudo bem, mas e as atrações que se espalharam por três palcos em Paulínia durante três dias?
Bem, gosto não se discute!
Do dia 12/11, para não dizer nada, diria apenas que gostaria de ter acompanhado a apresentação da Banda S.O.J.A. , que faz um Reggae bastante consistente. Apesar de ser uma Banda atual, não faz uso de samplers para deixar a sua música "moderninha". pra quem gosta do estilo, fica aí uma BOA dica!

(O 'barraco' armado! O irmão do Roger mandou a mão!)

Dia 13/11, vimos o desrespeito do staff do Peter Gabriel com os caras da Banda Ultraje a Rigor, expulsando-os do palco. Que caras "folgados" estes caras do staff do Gabriel... Pertubou o show inteiro do Ultraje, que aliás, continua SEMPRE o Ultraje, Rock & Roll direto e visceral! Tão direto quanto o sopapo que o irmão do Roger deu em um gorila da produção do Peter. E por falar em "continua SEMPRE", o Peter Gabriel não muda! É sempre aquela mesma coisa "sem vida", sem emoção, sem energia.
Quase matava o Genesis, e até hoje tenta o "suicídio" musical. A impressão que me dá é que ele tenta ser uma espécie de Jim Jones(*) do Pop/Rock.
"E ATENÇÃO! Trinta mil pessoas cometeram suicídio em um show melancólico e sem vida de Peter Gabriel..." Afff, que DEUS me perdoe!


Mas como não existe mal que perdure, para fechar a noite: A GRANDE Lynyrd Skynyrd!
É verdade que não é a velha formação do Lynyrd, mas a Banda soa ainda tão autentica com o passar dos anos... A impressão que me dá é que, para fazer parte desta excelente Banda, tem-se que respeitar MUITO o passado dela, afinal, Gary Rossington e o irmão do excelente Ronnie Van Zant, Johnny estão lá para guardar o legado da Original. Em breve estaremos fazendo um outro artigo sobre o Lynyrd Skynyrd, mas desta feita, de sua lendária formação. Aguardem!!
Com um set list digno da História da Banda, quase uma hora e trinta minutos vai se transformando em uma experiência única de degustação do mais puro Southern Rock americano. E a avalanche de emoções tem início com "Working for the MCA", que já indicava o que estaria por vir! A entrada de Johnny com uma bandeira do Brasil mostrava a simpatia da Banda, o dueto solo de guitarras de Gary e de Rick Medlocke (ex-Blackfoot) atacava o público com sua melodia rascante, suportados pelo riff base do outro guitarrista, Mark Matejka. As primeiras pancadas de Michael Cartellone, em pé em sua bateria já serviria como o cartão de visitas deste excelente baterista, que tocou soberbamente por todo o set! Com um estilo totalmente "solto" ele marcou e fez variações durante toda a apresentação. Não a toa ele foi convocado anos antes para fazer parte do 'supergrupo' Dawn Yankees, ao lado de Ted Nugent (guitarra), Jack Blades (ex-Night Ranger, baixo) e Tommy Shaw (ex-Styx, guitarra), mas este é outro papo...

(Rick Medlocke e Gary Rossington, guitarras gêmeas!)

A Banda fica completa com o seguríssimo baixista Robert Kearns, que lembra demais pelo seu visual e forma de tocar, o baixista original, Leon Wilkeson. Pelo competente tecladista Peter Keys e por duas Backing vocals, Dale Krantz-Rossington (que foi lead vocals na Rossington-Collins Band) e Carol Chase. 
Música após música o Lynyrd vai ganhando não só os seus fãs, que ocupavam as primeiras fileiras, mas todo o público presente!
"I Ain´t the One", "Skynyrd Nation" - que podemos dizer, o Lynyrd Skynyrd com "roupagem" dos anos 2000. "What´s Your Name", "Down South Jukin" e "That Smell" - um clássico, com os guitarristas 'abusando' do público, fazendo aquela escala dividida por Medlocke e Matejka no final! E vamos música após música até o GRAN FINALE: "Free Bird" - uma obra-prima do Rock, genuinamente criada por caipiras!!
Bem, melhor que ler, é ver ...


Uma Mega apresentação! Apesar de TODOS os pesares, o Lynyrd Skynyrd continua VIVO, e os seus integrantes fazem-no uma Banda de extremo RESPEITO!
Mesmo tendo uns imbecis, que nada entendam do assunto, e metam-se a escrever "coisas" sem sentido, por que simplesmente estão empregados em veículos de informação e têm TOTAL ignorância de reais informações dos participantes de um Evento a cobrir. Querem um exemplo? 
Olha só as colocações do nosso querido "anônimo" redator da reportagem do G1:
http://g1.globo.com/swu/2011/noticia/2011/11/lynyrd-skynyrd-fecha-segundo-dia-de-swu-com-festa-de-guitarras.html

(Fonte: plocking.wordpress.com)

É o que eu SEMPRE digo, estes caras tem de ter mais COMPROMISSO com a VERDADE, com a INFORMAÇÃO! Colocam este 'pobre coitado' para cobrir, e aí vem asneiras do tipo:
- "... e tanta empolgação que o show de southern rock teve mais bateção de cabeça do que qualquer atração pop ou da tenda eletrônica." - Alguém pode dizer a este cara que isto é ROCK??? Ele compara com pop e música eletrônica ... putz ...
- "Durante todo o dia, circularam pela arena do festival fãs enfeitados com a bandeira dos confederados norte-americanos, como uma maneira de homenagear a banda de Jacksonville." -
O miserável é de Marte e caiu no meio do Festival, só pode! "fãs enfeitados"??? "bandeira dos confederados norte-americanos, como uma maneira de homenagear a banda" - Porquê será?
E Jacksonville é na Flórida, tudo a ver com o Alabama??
- E o caso da Bandeira confederada... por que será hein seu imbecil???
Ficam estas questões para reflexão...
É incrível que com o nível de informação disponível no Mundo de hoje, ainda existam estúpidos desinformados sobre o que tem de escrever! O pior e ainda grave, é que os mais desavisados podem ler a matéria e aceitar este "enche linguiça" como verdade absoluta.


De longe o Lynyrd Skynyrd é a minha Banda preferida, em termos de Country Rock. Reza a Mitologia do Rock que, diferente de outras Bandas, Ronnie Van Zant compunha as suas letras, em sua grande maioria, de acordo com a sua experiência vivida. Ou seja, pura vivência de fatos que ocorreram em sua vida!! Demais!



E chegamos ao último dia deste Festival. Dia 14/11, com o Megadeth!!!


Gostei do que vi, mas não muito do que ouvi da voz de Mr. Mustaine. Pelo menos na transmissão da Multishow, por vezes sua voz estava mais baixo que a sua própria guitarra, mas o Show foi muito bom! O Guitarrista Chris Broderick, é muito, muito competente e tem uma excelente postura de palco! Não é a toa que dizem por aí que o teste aplicado à ele pelo Dave foi altamente 'cascudo'! No baixo o 'velho' e bom David Ellefson, parece nascido para esta Banda! E o Baterista Shawn Drover, que substituiu Nick Menza depois de seu breve retorno à Banda, fornece ao Megadeth toda a energia e marcação que lhe é merecida. Boas pancadas, excelente jogo de bumbos.

(O Baterista Shawn Drover do Megadeth!)

Confesso não ter acompanhado a carreira e a discografia da Banda de uns anos para cá, logo não conhecia todo o seu setlist, mas das 'novas', pelo menos para mim, "A Tout Le Monde" foi excelente! Mesmo com Dave Mustaine forçando bastante a sua voz.
Durante TODA a apresentação, o Megadeth, interagiu com o público, que vibrava a cada nova canção! E foram mais de cinquenta minutos de pura pancada energética nos ouvidos! Passando pelo "carro-chefe" de seu último disco, 'Thirteen', a instigante "Public Enemy No.1".
As músicas foram se sucedendo até o número final, "Peace Sells", que contou com o suporte vocal do público em seu refrão e a entrada da figura constante em algumas capas dos discos no palco. Um Grande momento do Show!
Final e a 'encore' com "Holy Wars... The Punishment Due" e uma audiência ensandecida! E a Banda educadamente despede-se do Público, agradecendo-o! Muito bom Show, pena que pequeno ... :(


E foi isto aí!

Até a próxima!

Aguardem para breve novidades com relação ao Blog Salada Rock!!




E ... Toca o Barco

\m/


hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas