quarta-feira, 3 de agosto de 2011

[DVD] - Y&T - Live At Reading Festival '82



O dia era 29 de Agosto de 1982. Era final de tarde, início de noite quando o Y&T entra no palco do Festival de Reading, na Inglaterra, para executar um setlist não tão extenso, mas com muito vigor energético!

(Vista aérea do Festival de Reading em 1982)

O Y&T seria a penúltima atração da noite, do último dia do festival, que seria encerrado com a apresentação do excelente guitarrista Michael Schenker e o seu MSG (Michael Schenker Group)!

Particularmente gosto muito do clima desafiador dos festivais, pois nem sempre as Bandas podem levar todo o seu aparato tecnológico ou cênico, fazendo-as atuarem no que realmente elas são o máximo: a música! E o Y&T não fugiu a esta regra naquele ano...

(Cartaz com as atrações dos três dias de Festival)

Sendo um registro histórico de uma época, não pude furtar-me de tê-lo, mesmo tendo a consciência de que as imagens, por terem sido feitas no início da década de 80, seriam extraídas de um VHS, com muita sorte, semi-intacto. Não importa, o que vale mesmo para um FÃ do Movimento é o registro histórico! Surpreendentemente, o som está muito bom e a qualidade de imagem está além das minhas expectativas. Muito boa. (Lembrem-se VHS)!

(Cópia da Arte de capa do DVD com o setlist no fundo)

A filmagem começa com a energética 'Black Tiger' e já mostra uma Banda afiadíssima pegando pesado e rápido para não deixar ninguém parado sem agitar!

Dave Miniketti e sua guitarra estão simplesmente f0d@! A Banda toda está "elétrica"! Joey Alves, o guitarrista base não para quieto no palco, Phil Kennemore, o baixista, está implacável na marcação e na sua "mise en cene"! E o que dizer do GRANDE Leonard Haze? Um excelente baterista, dono de uma técnica de bumbo invejável!
Este é o tipo de DVD (SHOW) ALTAMENTE RECOMENDÁVEL, e impossível de piscar, sob pena de perder um grande momento!

(Y&T no palco de Reading em 1982)

Na sequência, a belíssima 'I Believe In You'! O seu início lento esconde todo o crescimento sonoro que a Banda trará para você! Haze vai aumentando o andamento. Meniketti esbanja conhecimento técnico de sua guitarra,. E que performer! Alves faz junto com Phil uma base precisa. Agressiva quando solicitada e altamente melódica também. Os backing vocals são simples e altamente eficientes. Mais uma vez os solos e o trabalho de bumbo surpreendem!
E que final ...


(Capa alternativa do DVD - Miniketti arrasando)

 'Open Fire' vem "abrindo fogo" contra uma platéia já entregue aos poderes musicais da Banda! Uma música veloz que instiga o público a participar cantando, bangueando... e nós, que estamos vendo o tal DVD... somos convidados a uma experiência única e 'ultrajante' de tentar ficar apenas vendo, para não perdermos nenhum detalhe! UFA!!!!

(Cenas da apresentação da Banda contidas neste DVD)

A seguir, o solo individual de Miniketti. Técnicas de botão de volume, hammer-on, vibrato, feedbacks, mão direita, e licks ultrarápidos são explorados sem pudor em sua Gibson Les Paul, mostrando que ele é um guitarrista diferenciado! Para na sequência sermos "resgatados" por 'Rescue Me'. Outro número de extrema beleza melódica, energética e competência técnica! Um dos solos mais bonitos que já ouvi! Técnica e sentimento! Agora por favor, não deixem de observar a postura de palco da Banda, e a facilidade com o que Leonard Haze "ataca" a sua bateria.

(Phillip Kennemore, e o seu contrabaixo, em destaque!)

E depois deste, 'Squeeze'! Quem conhece o Salada e fêz o download do nosso segundo PODCAST, conhece esta música em estúdio! Phil continua "mandando ver" nos vocais. A Banda continua atacando o público até uma pequena mudança de arranjo, para que Meniketti encontre a melhor forma de "detonar" seus solos! Perfeita, e aí, a deixa da Banda para o solo de bateria de Leonard Haze. Querem saber o que é um bumbo EXTREMAMENTE bem tocado? Vejam este DVD, e escutem MUITO Leonard Haze! Não são dois bumbos, e muito menos pedal com duas hastes! É "um para um", como falamos em informática... Um pedal, uma haste e um baterista que não precisa de um 'super kit' para brilhar e demonstrar toda a sua técnica e importância para a performance pesada, e também melódica da Banda. O detalhe sórdido é o retorno de Miniketti e Alves ao palco. Eu não vou comentar, apenas, se tiverem a oportunidade, assistam!


Encore? O público chama: Y & T...Y&T... A Banda retorna ao palco e detona "o Hino épico" 'Forever'! Sem comentários!

O número final é a rápida 'Knock You Out'. Fica até difícil e clichê falar de novo: presença de palco, marcação de Phil, condução de Haze, solos e interpretação de Miniketti e base de Alves ...
(A Banda no backstage, antes de uma apresentação)

Fazer o quê? Gosto MUITO do Y&T!
Mas tenham a oportunidade de ver esta apresentação!

Consegui adquirir este DVD histórico em uma das lojas mais especializadas em Rock & Roll de TODO o Brasil nos dias de hoje!


A 'Rock Bottom Records' é REALMENTE especializada em todas as vertentes do Rock, e capitaneada por pessoas que REALMENTE entendem do assunto!


Não temo em dizer que uma grande parte do acervo de meus DVD´s são provenientes do Renato da Rock Bottom Records!


Para conhecer mais sobre a 'Rock Bottom Records', cliquem na foto abaixo.
Vocês não irão se arrepender!
Eu garanto!
:)

(Cliquem na foto para ver o acervo desta grande Loja)

"Salada Rock e Rock Bottom Records - A Parceria que desvenda o Rock & Roll para a Galera!"

\\m/




hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas