quarta-feira, 4 de maio de 2011

Recife é a capital brasileira do Rock & Roll no Nordeste! PARABÉNS irmãos e irmãs Pernambucanos!!

(Recife is the Brazilian capital of Rock & Roll in Northeast ! Congratullations BROTHERS & Sisters from Pernambuco!) 




É RECIFE, agora eu sei o porquê...

Agora sei porquê Recife está no circuito das apresentações de artistas internacionais no Brasil, especialmente do Rock & Roll!! 
Domingo, estava garimpando algumas jóias na Net quando cheguei ao site do Lágrima Psicodélica e ouvi um programa da Radio WULP, chamado Dexx`s Psychedelic Tears e apresentado pelo Dexx, que faz parte do staff do Lágrima.
Pois bem, eis que fico ouvindo o Dexx rasgar elogios a uma Banda dita psicodélica - Anjo Gabriel.

(Anjo Gabriel -aí estão os caras em ação!)

Na realidade a minha surpresa foi tanta... mas tanta! O meu primeiro impulso foi contatar o pessoal da WULP e procurar saber mais desta 'preciosidade'!
Apesar de todos os que eu já vi falando desta Banda a chamarem de Psicodélica, até os próprios, eu a considero uma excelente Banda de Rock Progressivo.

E de repente o desnuda-se os anos 70, com toda a sua "viagem" instrumental tecida por uma guitarra de distorção suja, um contrabaixo pesado e sombrio, um teclado que forma uma via sonora para que os devaneios progressivos resgatados lá nos anos setentistas possam aflorar. E uma bateria cadenciada em suas marcações e com o volume de peso em sua condução perfeitos!
A primeira música, 'Peace Karma', com o seu riff meio Sabbath, meio Quartz, tem direito a solos de guitarra com delays e compressores, solos de teclados que ora lembram Jon Lord do Deep Purple, ora a lá Ken Hensley do Uriah Heep e um solo de contrabaixo bem seco. Ótima faixa com direito a experimentalismos e um solo que me lembra os Moogs da década de setenta em seu final!
Em seguida encontramos 'Sunshine in Outer Space', a sua entrada de contrabaixo e cadência do ritmo me reportam a "Dazed and Confused" do Led Zeppelin I. Já a sua segunda parte é inegável a influência de Bandas alemãs de Kraut Rock e Progressivo. E aos poucos, vão aparecendo as influências da Banda!
'Mantra III' é a próxima deste disco que até poderia ser lançado em vinil! A parte percurssiva dá início a um tema que me sugere ser meio indiano, ou árabe, e o resto da 'viagem' segue a linha altamente competente de contra-tempos e tempos de suas composições.

(Mas o cartaz é psicodélico 70's mesmo!)

A próxima música, 'Astralysmo', tem início com uma interessante batida africana, que aos poucos vai se tornando a mais pura jornada, aí sim, com vocais psicodélicos, flangers e efeitos mis!! Não sei o porque, mas me lembrou Moody Blues... O resto da música segue com a mesma pegada progressiva e pesada, em um vai e vem com a percussão altamente africana.
Em '1973', após uma rápida introdução de bateria, que de modo algum anuncia o solo de bateria que ainda estaria por vir nesta canção, mais uma vez temos a presença dos vocais. Desta vez sem os milhares de efeitos da faixa anterior. Mais comprometida talvez com a forma de composição da época do título da faixa. Esta é outra música com  com várias 'fases' que se revezam por entre os solos de guitarra e teclado.
E a última música desta preciosidade é 'O Poder do Passaro Flamejante DubdeepSabbath)'... Realmente não dá para deixar de ver a nítida influência de Jon Lord e do Deep Purple na parte do solo de teclados. Para logo depois, encontrarmos uma passagem Reggae de imenso bom gosto (cadência, harmonia, melodia, acompanhamentos e competência)! É interessante como eles conseguem fazer a progressão de um ritmo para outro com tanta naturalidade! Quando percebemos estamos em outro estágio... O riff, mais uma vez lembra o Sabbath. Alguma coincidência quanto ao título da música?

Apesar da maioria das músicas deste disco ter mais de dez minutos, só faz na minha opinião, este play ter um maior valor ainda. Afinal, quem foi que disse que as "viagens" não podem ser longas? 
(Outra tomada da Banda ao vivo)

Anjo Gabriel | Pernambuco – Olinda

“Anjo Gabriel é Psicodélica. com ecos da cena udigrudi dos anos 60 e 70 e transbordando Ave Sangria nas referências musicais… A definição do jornalista Bruno Nogueira é o que mais se aproxima de uma explicação para o som da banda Anjo Gabriel. Para complementar a equação adicione o Kraut Rock alemão produzido nos anos 70 e todo ácido que é possível diluir em sons incrivelmente caóticos, que se entrecruzam e soam como aglomerados de galáxias agonizantes perdidas em corredores de tempo e espaço. Tempo e espaço inclusive são elementos extremamente fluidos, proporcionando uma intensa viagem de surrealidade rock..n..roll. A banda Anjo Gabriel foi formada em 2004 e atualmente se prepara para gravar seu primeiro disco que vai ser lançado em CD e LP pelo proprio selo Ripohlandya Records."


Para entrar em contato com a banda Anjo Gabriel:
Myspace
Facebook
Email
(81) 9833-5458

Os contatos para Shows e aquisição do play estão aí em cima!

(Clica na capa do PLAY para fazer o download desta jóia rara)
Senha/Password: lagrimapsicodelica
E para provar, mais uma vez que o pessoal de Recife, apesar do Estado também ser culturalmente riquíssimo, tanto quanto a Bahia, é mais democrático, eclético e respeitam as diversidades, mais do que nós daqui da Terrinha. Se lá existe algum tipo de máfia, tenham certeza que é totalmente diferente daqui... Então recebam!

(Grande quantidade de shows com Bandas locais)

(Oportunidades para novas Bandas)

(Até apresentações de Rock Gospel ...)

(Este eu não comento!)

(E nem este!)

Festival Abril Pro Rock:
(OLHA SÓ O ESPAÇO QUE O ROCK & ROLL TEM NA MÍDIA DE LÁ DE RECIFE ... Globo-PE)

Valeu IRMÃOS e IRMÃS de Recife! Keep on ROCKIN´!!!

hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas