sexta-feira, 10 de junho de 2011

[Biblioteca] Eu sou Ozzy

( [BOOKS] I Am Ozzy )
_____________________________________________________
AUTOR: DADAU TOLEDO


Primeiro obrigado Jack por abrir este espaço para comentarmos sobre a biografia do Senhor das Trevas Mr. John Osbourne, mundialmente conhecido como Ozzy, vocalista da banda que abriu as portas do metal, mas que segundo o próprio no livro, detesta este título de pai do metal. Em sua cabeça o Black Sabbath era simplesmente uma banda de Rock ’n’ Roll, por tanto sem rótulos senhores.


O livro na verdade não se trata de uma biografia na concepção da palavra, o que deveria contemplar um trabalho de pesquisa muito mais amplo, que incluiria entrevistas hoje com os integrantes da banda, entrevistas em jornais e revistas da época, testemunhas dos acontecimentos etc.


O que temos é uma visão do próprio Ozzy sobre os acontecimentos de sua longa (por mais incrível que isso possa parecer) e peculiar vida de mega estrela do Rock. O que não tira o mérito do livro, muito pelo contrário. Com muito bom humor e sarcasmo ele descreve em suas 416 páginas sua trajetória, desde a infância até os dias de hoje. Não espere relatos precisos, estamos falando de Ozzy Osbourne, seria exigir demais dele que tivesse tamanha precisão de detalhes enquanto estava totalmente chapado em (quase) todos os momentos. Ele mesmo diz na introdução que os fatos são narrados como ele se lembra, não necessariamente correspondendo ao que aconteceu de fato.

O melhor exemplo disso é quando ele descreve o encontro com Brian Wilson (Beach Boys). Ele diz que estava pacientemente esperando por Brian e quando chegou foi muito educado tirou fotos, conversaram, apertaram as mãos, tudo na maior cordialidade. Mas ao acordar no dia seguinte, Sharon Osbourne liga para ele completamente puta da vida, pois Ozzy havia esculachado Brian Wilson. E ainda o sacaneou com a morte de Dennys Wilson (irmão de Brian). Ela disse que  ele deveria ir imediatamente pedir desculpas pela grande merda que ele havia feito, e lá foi ele com o rabo entre as pernas, pois ele não teria coragem  aturar a ira de Sharon.



Ele descreve sua infância pobre, prisão por roubo, sua admiração pelos Beatles, a ponto de esperar na porta a abertura da loja para ser um dos primeiros a comprar o disco, seu trabalho em um matadouro que serve de pano de fundo para estórias hilárias desse período, sua paixão por armas, o acidente que quase tira sua vida pilotando um quadriciclo em sua casa...

No livro podemos ver também sua total e irrestrita admiração por Tony Iommi, que é colocado no mesmo patamar de Jimmy Page e Eric Clapton, na época de formação da banda Ozzy e Geezer dizem não entender como Tony ainda não é reconhecido como os já citados. Vemos também a fragilidade de Ozzy em alguns momentos de sua vida, ele tinha dislexia, o que serviu para moldar sua personalidade insana, caricata e com uma grande dose de humor negro. Foi a forma que encontrou para disfarçar esse problema e se livrar de tantos outros que ele se meteu.



Ao sair do Black ele descreve que achava que sua carreira havia chegado ao fim, pois era o único dos integrantes que não sabia tocar nenhum instrumento,  e com isso se sentia menor que os outros integrantes. Então Sharon ganha um destaque gigantesco no livro e Ozzy mostra o quanto precisa dela, tanto no plano emocional como financeiro. Ele ainda estava preso por contrato ao empresário Don Arden, pai de Sharon, e ela comprou essa briga livrando Ozzy de Don e fazendo sua carreira levantar.

Tenho que citar Randy Rhoads (se não Jack não publica minha coluna). Ele conta como Randy foi escolhido para ser o guitarrista e como foi responsável por fazer Ozzy acreditar mais em si. Mesmo compondo músicas em parceria, como Ozzy descreve no livro, foi a primeira vez que ele se sentiu fazendo parte integrante e importante de uma banda. Sem dúvida Randy foi um divisor de águas maior que sua saída do Black. Ele descreve também como ocorreu a morte de Randy e o quanto isso marcou sua vida.
Vale citar também o período de The Osbournes (MTV) onde ainda chapado ele enfrenta o câncer de Sharon, as loucuras de Kelly e a entrada nas drogas de Jack Osbourne.

Poderia escrever e detalhar ainda mais sobre o assunto, mas não posso tirar o prazer da leitura desta obra-prima da literatura Rock de vocês. 
É sim leitura OBRIGATÓRIA, fica aí a sugestão: EU SOU OZZY - Editora Benvirá.

EU NÃO SOU OZZY, MAS BEM QUE EU GOSTARIA DE SER.



_____________________________________________________
Posted By                                                                                  Dadau Toledo


[Rápidas] Slayer - Música simples e primal ?

( [Quick] Slayer - Primal and simple music? )



Olá!

Abrimos agora mais uma nova Sessão: “Rápidas”. Visa apenas comentários ultrarrápidos e indicação de leituras em outras fontes de informação.
Neste caso, mais uma vez figura o G1, em uma matéria que considerei super interessante. Eles colocaram algumas músicas do Slayer para apreciação e considerações de três músicos eruditos.


Claro, as opiniões poderiam ser um pouco mais simpáticas, mas eles tentaram ser imparciais e analisaram (ou pelo menos tentaram –de novo) pelo aspecto técnico da coisa...
Vale a pena a leitura ...

(Clique na fota para ver a matéria do G1)

Abraços, e aguardem para hoje à noite a estréia da coluna do Dadau Toledo!

Nos veremos ...

TOCA O BARCO !

\\m/



hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas