sábado, 9 de outubro de 2010

John Lennon - Hoje, 09-10-2010 - 70 anos... remembering.



Bem, em edição extraordinária estamos fazendo um segundo post, pois lembramos que hoje o grande John Lennon estaria completando 70 anos, se aquele débil, assassino idiota, naquele fatídico dia 08 de Dezembro de 1980 não disparasse contra ele.

Falar sobre Lennon é literalmete "chover no molhado", por tudo o que ele fêz com os Beatles, por sua postura política, social e todo o seu legado cultural deixado para as futuras gerações.A sua história é digna de filmes. FilmeS mesmo!


Então, como uma espécie de Tributo à ele, sugerimos a audição meticulosa deste álbum duplo de 1972 - "Sometime in New York City", aqui contemplado em um CD simples. O meu vinil é duplo. O primeiro disco tem exatamente o conteúdo deste CD, que é a parte gravada em estúdio.O segundo disco do vinil duplo é um Show (ou parte dele) com as seguintes músicas: "Cold Turkey", "Don´t Worry Kyoko" e uma JAM Session gravada con Frank Zappae os 'Mothers Of Invention' com mais quatro músicas: "Well (Baby Please, Don´t Go)", "Jamrag", "Scumbag" e "Aü".



O disco abre com a emocional "Woman is the nigger of the World", a linha melódica do sax em sua introdução já nos faz oerceber que esta não é só mais uma música deste LP. Lennon canta com tão forte emoção que torna esta música um HINO! Um hino para tentar acordar nós homens para a importância das mulheres. Logo depois, Yoko canta "Sisters, O Sisters", nesta faixa ela conclama as "irmãs" à construção de um mundo novo, com o uso da sabedoria, visando a liberdade e o respeito às mulheres, mais uma vez com uma mãozinha de John. "Attica State" é a terceira música, um rock & roll que poderia até figurar no White Album dos Beatles, pesadinha, com um riff insinuante de slide guitar,´na verdade ela é uma convocação para que todos os cidadãos de NY (e do Mundo), se unam e lutem pelos direitos humanos. A letra aborda a rebelião da prisão Attica em NY (1971), que deixou um saldo de 43 mortos e convoca uma revolução pelos tais direitos humanos.A próxima "Born In A Prision" é uma outra melodia marcante, principalmente pelas partes de sax - intro e solo. Trata de uma constatação de que desde a época da escola, até a nossa morte, passando é lógico, por nossa existência vivendo neste sistema educacional... O lado 1 "fecha" com o rock & roll de primeira linha "New York City". É só aumentar e sair por aí dançando... Satisfação garantida!

Lado 2? Então vamos lá... "Sunday Bloody Sunday", não é aquela do U2, mas o tema é exatamente o mesmo. Concentrada no 'groove' do contrabaixo de Klaus Voormann a letra é extremamente ácida: "You anglo pigs and scotties/Sent to colonize the North/You wave your bloody Union Jack/And you know what it's worth!/How dare you hold to ransom/A people proud and free/Keep Ireland for the Irish/Put the English back to sea!", não é preciso dizer mais nada, certo? Na sequência vem "The Luck Of The Irish", uma canção, com uma batida bem marcada, que canta uma lamentação que complementa a música anterior. "John Sinclair" é um típico western que reinvindica a libertação do poeta, ativista pelos Direitos Civis e militante antiracista, que teve a sua prisão decretada em 1969 por porte e oferta de marijuana à um agente de narcóticos infiltrado. O grande "barato" desta música são as várias steel e dobro guitars fazendo a parte melódica e as insistentes convenções "Gotta" que na época até parecia que o disco estivesse arranhado. "Angela" é a penúltima música do disco é sobre Angela Davis, integrante do partido Panteras Negras, sobre a sua prisão, a perda de seu marido. Outra emocionante, bastante politizada e engajada música. Fechando o 'play' vem "We´re All Water", uma festa altamente divertida cantada por Yoko que prega que não exitem muitas diferenças entre nós, aliás muitas semelhanças em essência.

E como um presente para os reais admiradores de Mr. Lennon, a versão alternativa (outtakes) deste´GRANDE álbum!







QUE DEUS O TENHA JOHN WINSTON LENNON !! DESCANSE EM PAZ !!!




Um comentário:

Anônimo disse...

ele é o melhor

hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas