segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

White Lion - O virtuosismo americano!




(WHITE LION - The American virtuosity!)

Pois é, na falta da "Rosa Branca" vamos de "White Lion", Leão Branco" mesmo!
Este disco, é um das que mais gosto no que chamo Heavy Metal Americano, ou da Califórnia.
A Banda formada pelo dinamarquês Mike Tramp, sujeito de sorte este, nos vocais - o dono da bola , o líder do grupo - pelo excelente guitarrista Vito Bratta, um mix de Jake E. Lee, Van Halen e Steve Vai, por James Lomenzo, um baixista de extrema qualidade, que substituiu Dave Spitz, que foi para o Black Sabbath de Iommi, e por Greg D´Angelo, baterista que havia tocado no Anthrax. Com esta formação lançam 'PRIDE', o seu segundo disco em 1987, que como havia dito anteriormente, é um dos que mais gosto do Estilo. 'Pride' é a redenção da banda ao Heavy Metal Californiano, mesmo a banda não sendo da Califórnia e sim de New York. São dez faixas que faz o ouvinte passar da euforia para a tensão, da diversão à reflexão intimista ... um disco de várias facetas no qual predomina a técnica dos músicos e leveza dos rocks da Sessão da Tarde.

A nossa viagem começa com 'Hungry' , que mostra que a Banda está realmente com fome de FAMA. Com um riff potente Vito Bratta vai passeando pela música utilizando toda técnica para preenchê-la. Com um refrão típico dos Hard Americanos, aqueles que "grudam" em sua cabeça, a música segue até a apoteótica bridge lenta para o sensacional solo de Mr. Bratta. Pelo menos três fases de tudo quanto é truque de solos em seu instrumento, culminando até em 'tapas' ritmicos em sua guitarra. Lomenzo e D´Angelo fazem uma base segura, e Tramp canta ...
A segunda leva de som é 'Lonely Nights', um riff cadenciado, compacto, pesado, mas ao mesmo tempo solto, como requer o bom Hard Americano. Apesar da introdução com violão, a fórmula segue quase a mesma, riff pesado, refrão marcante, com uma bridge mais lenta para um solo infernal, e tome-lhe técnica: Hammer-ons, escalas ultra-rápidas ...
'Don´t give Up', não se entregue, não desista, é isto aí. E com esté lema, e com esta música servindo de estímulo você já imagina o que está por vir... com um riff rápido e alegre, o recado é dado com muita eficiência e total estímulo, como o tema sugere. Baixo e bateria aqui fazem a sua parte marcando e encorpando a música, enquanto, m ais uma vez, Vito Bratta faz uma condução extremamente técnica, cheio de truques melódicos até chegar a um solo quase mortal... e o Mike Tramp canta.
Segue 'Sweet Little Loving', um misto de Y&T com Van Halen ... se você gosta destas Bandas, vai gostar da levada desta música. Hmmm... Mike Tramp aqui é um misto de Vince Neil com... Mike Tramp? O ponto alto da música além do diálogo voz-guitarra, prá variar é o solo do tal Vito, o cara é realmente muito bom! Ahhh.... tem a manjada 'encore' bateria-coro. Sem dúvidas deixa o ouvinte para cima!
Na sequência, um dos grandes temas do disco: 'Lady Of The Valley'! Uma estória de superação de um cara que perde o seu irmão na Guerra. Lembranças, preces, até o grande final ... O Tema é muito legal, a música chega a ser dramática, assim como o solo de Mr. Bratta e a condução da Banda pelas diversas fases da música. Por sua construção, pelos seus arranjos, pelos seus solos, esta é a música do disco.
'Wait', que vem em seguida é muito prá cima! Impossível ouví-la sem querer pular, cantar e se imaginar naquelas ruas da Califórnia em um conversível .... Uau ! Isto é bom... e chovendo mais uma vez no molhado, notem a complicação do solo de guitarra... um tal de toca-e-arrasta no braço da guitarra ... O refrão é, prá variar, bastante Americano! Muito boa música!
A próxima, 'All You Need Is Rock´n´Roll', criativa ... com o seu início, parecendo estar sendo "puxada" em um barzinho Americano... segue com um riff e uma tocada bem solta, com a Banda coesa, e um refrão B-A-L-A ! Dispensável falar do solo, mas a levada da "cozinha" baixo-bateria é interessantíssima! O legal também é o seu final, surpreendente, com o Mr. Vito tocando um Blues com um solo ultra-atual ... 10!
'Tell Me' é uma música sem compromisso, talvez como a maioria do álbum! Outro solo muito bem executado, outra condução coesa, um arranjo interessante... para uma música sem muitas pretensões.
'All Join Our Hands' tem uma construção bastante parecida com Mötley Crüe em seus riffs iniciais, mas o coro no refrão mostra que é uma Banda diferente. Aí vem a tal bridge mais lenta, servindo como preparação do solo, que desta vez é curto e só melódico, até a "encore" bateria-coro vocal cantando o refrão. e o Mike Tramp ... canta...


A última música é a reflexiva 'When The Children Cry'. Um tema muito bonito, uma condução de violão com uma melodia quase que perfeita. A letra é um apelo à "Não Guerra". Fecha um disco que tem como principal caraterística diversão e amostra do talento do guitarrista Vito Bratta.
A Banda sem dúvidas é muito boa, mas quem aparece e faz o seu nome é mesmo o guitarrista, e o cantor, o cara de sorte, o "dono da bola" - se eu não jogar, eu levo a bola - apenas canta!



Clique no diskette abaixo para o download de Pride do White Lion, e Boa Sorte !
Agradecimentos ao Blog co-irmão "El Bosque Del Metal" !!
Muchas Gracias !!!

Nenhum comentário:

hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas