sábado, 17 de dezembro de 2011

[Programa] Maximum Rock & Roll #1 - Cast & Set List



Fala Rockeirada!

Beleza?
Bem, o motivo deste POST, nada mais é do que fomentar à vocês mais um pouco de conhecimento e informações sobre as Bandas e Artistas que figuram no "Cast" deste primeiro Maximum Rock & Roll.


Iniciamos este Programa com a Banda inglesa KOOGA (na verdade ela nasceu no País de Gales), e o seu Hard Rock AOR (Album Oriented Rock). Formada por:
Neville MacDonald - Guitar and Lead vocal, Neil Garland - Keyboards and backing vocals, David Howells - Bass guitar and backing vocals, Martin Williams - Drums,
Gerwyn Howley - Guitar, Steve Colley - Bass e Tony Lambert - Keyboards, esta Banda caracteriza-se por ter uma 'pegada' forte e melódica! "Across the Water", música de seu (infelizmente) primeiro e único LP, mostra um Rock forte, coeso e até com uma ponta de uma "viagem" Progressiva. A KOOGA é uma excelente Banda! Tem como personagem central o seu Vocalista/Guitarrista, que depois deste Projeto, formou outro bem sucedido: o Skin, detentor de vários sucessos "across the water" (desculpem-me o trocadilho).


O Def Leppard chega como um fidedigno representante da NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal) em seus bons tempos! Eles atacam "Me and My Wine". Esta música, apesar de ser datada de 1981, sendo o lado B de "Bringing On The Heartbreak", tem esta gravação na época do Lp 'Pyromania', mas não saiu neste disco, ou seja, é de após Janeiro de 1983. Mostra uma Banda em plena forma, mas um tanto quanto despojada, sem preocupação em soar tão rápida ou pesada quantos os seus contemporâneos. O Def, formado por adolescentes (não tão adolescentes naquela época, é verdade), dava-se ao luxo de figurar entre as Bandas de ponta do Movimento! Abaixo, vocês poderão conferir o divertidíssiomo promo clip desta música. Quem já não foi um adolescente com uma Banda de Rock & Roll e teve a oportunidade de passar "alguns dias" ensaiando, sem a presença dos Pais no local? É isto aí mesmo! Huahuahua...



(Grande Banda, Saxon, uma das minhas preferidas da NWOBHM)

E aparece o Saxon, em 1984 com "Sailing To America", do Lp 'Crusader'! Esta música, para mim, tem TUDO o que uma grande música de Rock & Roll deve possuir: Energia, com a "tocada sendo levada para frente" (impulsionando-lhe para a frente), com Guitarras rasgantes e uivantes, um Vocalista que varia seus tons e expressões conforme as várias "fases" da mesma, um Contrabaixista que "passeia" pelo braço de seu instrumento e não só se faz sentir, bem como também, se ouvir, e finalmente, um Baterista que faz as mais definidas conduções e variações! E é claro, um refrão matador!! Energia pura que lhe contagia!  
Um SHOW, TODO e qualquer instrumento! Principalmente a "cozinha" (Baixo-Bateria)! 

(Pela postura da Banda, você pode prever o 'ataque' ao Público)

E a seguir, o velho e bom Status Quo em 1976, com "Is There a Better Way" do disco 'Blue For You'! Energia, "parede sonora" e rapidez (sim, rapidez para 76), traduziam todo o vigor desta Banda inglesa que tem ótimos Guitarristas (Rick Parfitt e Francis Rossi) , um Baixista excelente (Alan Lancaster), e um Baterista "zuadento" do Melhor estilo (John Coughlan)! O Status Quo era uma PANCADA na orelha, e já foram considerados por isto, "Os Reis do Rock Pesado" por aqui por estas bandas na década de 70! Com o passar dos tempos, porém, o Status foi 'abrandando' o seu som. Foi uma das minhas Bandas preferidas!

(Outro Monstro Sagrado da Guitarra: o injustiçado Robin Trower)

O Bloco 2 começa com a excelente "Day Of The Eagle" de Robin Trower, um genial Guitarrista (em breve estará figurando na Seção Injustiçados), e o seu Power Trio, formado por James Dewar no contrabaixo e vocais e Bill Lordan na Bateria (e que bateria)! Outro exemplo de um GRANDE Rock! Também lhe 'empurra para frente', até o medley com "Too Rolling Stone" - Olha só o solo de Trower... Fantástico!

(Mr. Rory Gallagher 'viajando' em seus magníficos solos!) 

Vindo então, o não menos Genial, Rory Gallagher! E que música! "Tattoed Lady"... entendem agora a expressão 'lhe empurra para frente'? Meu DEUS!! Gallagher  é pura fonte de estudo e de inspiração! Com direito a solos de Piano, um exuberante solo de Guitarra (Mr. Gallagher, que DEUS o tenha!), a sua voz marcante e uma 'cozinha' perfeita! Não à toa, Gallagher é um de meus Guitarristas favoritos, junto também com Leslie West, Johnny Winter e o próximo deste Show ...  
O canadense, Frank Marino, com a sua versão incendiária para o clássico do Rock & Roll, "Johnny B Goode", música executada por tantos, e imortalizada por poucos, -Jimi- Hendrix, -Johnny- Winter, -Elvis- Presley e é claro, -Chuck- Berry! Olha só o solo deste exímio Guitarrista, e o acompanhamento Baixo-Bateria! Esta sua versão, decididamente ficou para a História!

(Purple Haze, de Jimi Hendrix, aqui, por Frank Marino)

(Excelente disco de 1976 do ex-Beatle)

O terceiro Bloco, inicia-se com "Crackerbox Palace" do ex-Beatle George Harrison, de seu álbum '33 1/3' de 1976. Harrison aí já mostrava que a sua música, com o passar dos tempos, afastava-se dos The Beatles, apesar das suas inconfundíveis harmonias vocais. Um excelente número, que prova que o Rock & Roll, ou o Rock, não precisa ser necessáriamente barulhento!

(O The Eagles no backstage)

"Life in The Fast Lane" mostra um The Eagles não tão country, não tão comportado como quando Banda de apoio de Linda Rosdandt, e nem tão inspirado como em 'Hotel California', mas em completa Harmonia com o que um Grande Hit de Rock & Roll precisa! Tendo uma parte instrumental consistente, uma bela melodia, um refrão inesquecível e um belo e compreensível vocal!

(Os Doobie Brothers em um momento de descontração)

Quase na mesma linha, porém mais melódico, segue o Doobie Brothers e a sua "Listen To The Music". E cá para nós, temos de escutá-la mesmo! Nunca gostei de Bandas com mais de cinco componentes em sua formação oficial, mas os Doobie Brothers são "uma" (a Banda) Honrosa excessão! Se querem conhecer melodia, convido-os a ouvirem os discos desta Banda! Um exemplo que valoriza o Rock, com músicas bem construídas e bem executadas! 
- Ahhh  Tio Jack, mas isto é quase Pop.
- Meu Querido, e o que é o Rock & Roll senão música POPular?


  E vem o Fleetwood Mac, e a sua "Go Your Own Way", de seu disco -in crisis- Rumours. Mas isto é objeto de outro post! A Música é excelente! Na minha opinião (modestíssima, por sinal), só falta um solo mais convincente de Lindsey Buckingham! Esta música fez muiiito a 'minha cabeça' nos anos 70!


Para finalizarmos, temos o quarto Bloco...

(A postura do Raven no palco reflete a potência de sua música)

Raven, e a sua insana "Hell Patrol"! A Banda tem um pique incrível! Outro Power Trio, desta vez, centrado nos irmãos Gallagher (nada a ver com o Rory Gallagher), Mark e John, respectivamente Guitarra e Baixo/Vocais, e o baterista, Rob Hunter. Mais uma Banda do BOOM da NWOBHM, mostrando que o Movimento tinha bandas com características próprias! Sugiro ouvir com atenção os seus trabalhos! Execelentes Músicos!! 'Cozinha' perfeita!


Na sequência, o Genial, The Ramones, e a sua cover para "Have You Have Seen The Rain" do Creedence Clearwater Revival! VIVA Joey Ramone, e TODOS os outros Ramones: Dee Dee, Johnny, Tommy, Mark, Elvis e CJ! O Ramones dispensa comentários, não? Mas iremos fazê-los oportunamente, aqui no Salada, ou melhor, lá no www.saladarock.com.br!

Ramones nos Simpsons


E as benditas (ou malditas) perguntas ???
Qual a Banda que executa, e quais os nomes das duas últimas músicas do Programa?

Respostas ...


Um comentário:

Anônimo disse...

transmimento de pensação?
sensacional!!!!!!
tio jack.
pradoca

hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas