sábado, 19 de março de 2011

19 de Março de 1982 - Um dos mais tristes dias da História do Rock !!!!

( March 19, 1982 - One of the saddest days in the history of Rock!! )


Um Anjo?
Uma Divindade Celestial?
A verdade é que este cara era um excepcional músico e um cara muito "gente boa"! Aliás, morreu por causa disto. Foi incapaz, ou não soube, dizer 'NÃO'! Aceitou participar daquele fatídico passeio de avião... Mas esta é uma outra história...

(jornal da época noticiando o seu falecimento)

Na verdade, apesar de ter lido sobre Ozzy e a sua carreira solo após a sua demissão do Black Sabbath. Ter lido sobre os seus dois discos de estúdio. E ter também lido sobre as suas apresentações 'Ao Vivo', cujo seu hiperelogiado guitarrista, "roubava" o show. Ouvi Randy poucos meses antes de seu falecimento.
É que naquela época, exceto alguns poucos nomes de expressivas vendas, os discos demoravam às vezes dois anos para serem distribuídos por aqui. No caso específico de Ozzy e a sua Blizzard of Ozz, os dois discos chegaram aqui quase no final de 1981, pela CBS. Com a globalização e com a tecnologia da informação hoje existentes, chega a ser inimaginável para alguns estes tempos de difícil acesso as informações. Frequentemente nos deparamos, hoje, com trabalhos que ainda serão lançados oficialmente que já foram "vazados" na Internet - é o sinal dos tempos!

(sentimento, velocidade e controle do wah-wah)

Mas quando ouvi as nuances dos sons emitidos pela Guitarra de Randy, desde a primeira audição, percebi que ele era um músico diferenciado! Com extrema qualidade musical! E quando da notícia de seu falecimento, cai realmente na real, e percebi o quanto o mundo da Música, o Rock & Roll, Ozzy, seus fãs e os fãs deste magnífico guitarrista perderam! PERDEMOS TODOS NÓS COM A SUA PASSAGEM!!!

(Randy Rhoads - O Rolls Royce da Guitarra elétrica)

 Madame Lú, com a sua costumeira perspicácia, conseguiu recuperar para nós um manuscrito de minha autoria da década de 80. Neste meu registro adolescente expresso a minha dor pela perda, e a minha admiração por este brilhante músico!! Parecendo-se que infindável através dos anos, este documento resistiu a todas as intempéries, e soa como um tributo bastante apropriado para a ocasião e data.
Como se ficasse "eternizado" na Internet, torno-o agora público, postando-o aqui no Blog:

 (texto escrito na década de 80 por mim)

(scanner do verso de meu tributo adolescente)


Randy Rhoads : "O Deus da guitarra!" 

Todos os predicados que eu diga sobre este fantástico guitarrista será pouco para que vocês possam entender o quanto foi relevante o seu trabalho para a música.

Randy não era só um guitarrista. Era professor de guitarra, arranjador, e em seus últimos dias, produtor.
Dono de um enorme carisma, de um estilo inconfundível, e de uma habilidade espantosa, ele foi, depois de Jimi Hendrix, o descobridor da guitarra elétrica. Ele, Randy, soube como  ninguém mixar o som do clássico com o Heavy Metal, criando os solos que para sempre irão tocar o fundo de nossos corações e nossas almas. Ele era um ser humano a procura da perfeição em sua área. Randy, pouco antes de partir, havia tomado algumas aulas de clássico para consolidar o seu mestrado.


Humilde, dizia que a sua guitarra era quem tinha estilo, e não ele! Randy Rhoads foi único!!! Seu som trás a sua marca registrada. Recriando e criando novos fraseados am sua guitarra Gibson encomendada, ou em suas Jacksons, que ele mesmo projetou, e desenhou a seu gosto. Hoje fabricada em série pelo mesmo Grover Jackson com o nome de "Grover Jackson Randy Rhoads Custom" e pela Arbor.


George Lynch, guitarrista do Dokken, foi professor de Eddie Van Halen, e um dos 25 alunos do Mestre Rhoads.


Caso vocês tenham alguma dúvida da técnica deste guitarrista superb, ouçam os solos de Mr. Crowley, Believer, Revelation, Crazy Train e S.A.T.O. . Só isto lhes traçará o perfil de Randy.


19 de Março de 1982 ficará para sempre na história do Rock mundial, e neste dia, milhões de pessoas no mundo se lembrarão do dia em que Randy se foi. Seria lindo se todos os Rockeiros do mundo neste dia, às 18:00h em ponto colocassem uma música de um disco de Ozzy Osbourne  com Randy Rhoads. Formando uma enorme corrente de paz, música e amor ...


Randy está vivo, em seus solos, em suas músicas, e cabe só a nós, dar-lhe vida, colocando os discos de Ozzy que ele participa no toca-discos, e falar sobre ele a quem não o conheça.


E aqui termino este texto, ficando comigo a certeza que Randy Rhoads, está "voando alto novamente" "sobre as montanhas" sentado ao lado direito do Pai, tocando sua guitar animando as festas lá em cima.


Esta é a minha humilde homenagem ao:
Deus da guitarra elétrica.
God Bless You, Randy Rhoads!!
                                                      Cláu"James"Dio

(*) - transcrição do texto manuscrito ipisis litteris.

 (Randy no palco, técnica apuradíssima!!)

É... tirando algumas passagens um tanto quanto juvenis, o texto ficou bom! Me lembrei que o fiz para a sessão de música de um jornal de Ipiaú, uma cidade do interior da Bahia! E ainda assinava com o meu pseudônimo antigo: Cláu"James"Dio ...

(homenagem de um Fã - fonte:Internet)

(uma inspiração para todos nós)

(a sua lápide em seu jazigo)

(mais uma foto fantástica!)

Gostaria de agradecer a todos que leram este POST, e convidá-los para hoje, ouvirem Randy, seja no Quiet Riot, ou com Ozzy. Gravações oficiais ou Bootlegs. Em toca-discos ou MP3. Mas o importante é darmos vida a sua obra! De novo!
E tome-lhe Jack Daniels!!!

Aproveitando também, quero divulgar aqui um excelente Fórum sobre Randy:

(clique no banner, cadastre-se lá e tenha acesso a milhares de informações)
A maioria das fotos deste POST, e mais uma infinidade de fotos e informações vocês encontrarão lá!

Até a próxima e toca o barco!


Nenhum comentário:

hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas