domingo, 29 de maio de 2011

[Debut] Midnight Mover - Satan - Court In The Act - Master Piece

_____________________________________________________
AUTOR: MIDNIGHT MOVER





 
Olá, amigos!!


Assino Midnight Mover (alguém lembrou  da canção do ACCEPT?? Pois é!!)  e foi um enorme prazer ter sido convidado pelo meu irmão do METAL, Jack Bracan, para postar textos no SALADA ROCK! Estamos prestes a completar trinta anos de irmandade, já que nos conhecemos no início de 1983, na loja Mesbla da Avenida Sete de Setembro, em Salvador, quando fui comprar o então recém lançado vinil BORN AGAIN, do grandioso BLACK SABBATH, o qual contava com IAN GILLAN nos vocais (algo inimaginável na época e de grande impacto sobre os fãs) e o retorno do BILL WARD às baquetas. O disco em si é puro orgasmo, mas este é outro papo. De lá pra cá apresentamos um ao outro uma infinidade de bandas e estilos musicais dentro do rock pesado em geral,  enquanto víamos chegar mulheres, filhos e novos amigos. Então cá estamos para falar de rock pesado e, eventualmente, de qualquer outro tema que mereça comentário, pois refletir e malhar são coisas fundamentais.

(Click on pic to down: Satan - Demo '82 - Into the Fire)

Arregaçando as mangas, começo a nossa jornada abordando um disco que é um máster piece dentro da NWOBHM: COURT IN THE ACT, do SATAN. SATAN, a banda, não o velho Morning Star, que anda de férias lá do Hell, passeando aqui pelo castigado planetinha (gosto de citações. Esta é ao NEIL GAIMAN). O SATAN, a banda, foi formado em New Castle (alguém aqui lê HELLBLAZER? Então vocês sabem o que aconteceu em New Castle, caras! Sinistro!!) , em 1979 e gravou algumas fitas cassete, com diferentes formações até que, em 1983, lançaram o COURT..., contando com o mestre Brian Ross nos vocais, Steve Ramsey e Russ Tippins nas guitars, Graeme English no baixo e Sean Taylor na bateria. Com um time desse até disco de pagode fica bom (rsrs... desculpem a heresia!!!).


E que disco, meus irmãos!! Tive a sorte de conseguir, na época, o vinilzão importado (tempos difíceis aqueles, em que a gente pagava os olhos da cara por uma bolacha!!! Bolacha, para os mais jovens, era apelido de disco de vinil). O arregaço começava com a climática instrumental INTO THE FIRE, que arrepiava os cabelos da nuca e aí, sem dó nem piedade, despejavam a furiosa TRIAL BY FIRE, uma porrada metálica rápida, com baixo marcando em cima e guitarras gêmeas, no melhor estilo inglês, desenhando o rítmo e solando cataclismicamente. E que dizer de Brian Ross??? A voz potente, com agudos ao final das frases mais chamativas eram sua marca registrada, além de ser facilmente reconhecível, qualidade que a maioria dos vocalistas não possui. Essa canção foi regravada dia desses pelo BLIND GUARDIAN, porém sem o mesmo brilho. É de quebrar qualquer pescoço! E o disco apenas começou. Emendam com a foderosa BLADES OF STEEL, onde Sean Taylor dá aula de bateria, com belas viradas, numa canção ora cadenciada, ora rápida, corais, solos magníficos e muita melodia, onde Brian se destaca novamente. Sem palavras!! NO TURNING BACK continua incitando o banger a não ficar parado e tem muitos riffs. Seguem com bom jogo de guitarras na cadenciada BROKEN TREATIES.


Aí eles incendeiam a casa de vez com o clássico BREAK FREE. Puta que o pariu!!! Faiscante e melódica, abrindo espaço para que todos os músicos mostrem a que vieram, hipnotiza do começo ao fim. Que solos maravilhosos! Se você ainda conseguir mexer o pescoço depois dela, o riff de HUNT YOU DOWN vai te provocar.  THE RITUAL é o instrumental que sua mãe queria que você tivesse composto e você não acertou. Poderoso, é puro aço inglês. Emendado num outro instrumental curtinho, DARK SIDE OF INNOCENCE, que contrasta com a porrada anterior pelos belos dedilhados, clima de mistério e delicada melodia, te preparando (ou não) para o final oficial com a estupenda ALONE IN THE DOCK, que na minha opinião deveria ser para eles o que HALLOWED BE THY NAME é para o IRON MAIDEN, tal a profusão de climas, nuances, solos, melodias, peso e inspiração que esse som apresenta. Ao fim, continuará ecoando em suas mentes... A versão em cd ainda traz de bônus DYNAMO, som antigo das cassetes, PULL THE TRIGGER, cadenciada e que ficaria mais famosa no disco de estréia do BLITZKRIEG, a banda de Brian após ser dispensado do SATAN, numa das piores decisões dos caras. E ainda uma versão editada para as rádios de BREAK FREE.

(Clique na foto e faça o download de Court In The Act)
(Click on pic to download the play)

Depois da saída de Brian, a banda teve diversas encarnações, mudanças de nome e bons discos, sem entretanto alcançar o patamar deste registro. Aliás, o nome SATAN sempre dificultou seu sucesso comercial. Alguns anos atrás, uma gravadora ofereceu uma grana preta para eles regravarem o COURT... com a formação original. Não toparam. Bom ou ruim? Quem sabe? Mas o disco permanece aí como um dos melhores registros da essência do METAL INGLÊS e da própria NWOBHM, com suas características singulares.
METAL FOREVER!!!
Posted by                                                                                                                                       Midnight Mover



2 comentários:

Jack Bracan disse...

Muito bem vindo MEU IRMÃO!
Grande texto! Os apreciadores do Salada vão gostar muito de suas inserções! Muito, muito bom mesmo!

Pedro Sodré disse...

Olá Jack,

Também concordo com o que você falou sobre a juventude, que anda "meio perdida", mas o que importa é que o rock ainda sobrevive, mesmo em uma pequena escala e acredito que se houver um esforço de todos para mantê-lo em foco, ele ainda vai resistir por bastante tempo.

Quanto ao seu blog, já tinha dado uma passadinha antes, quando solicitei sua parceria com a Área Rock'N Roll, mas só agora pude observar com mais calma seus posts e reparei que eles são muito bem escritos, tem uma narrativa interessante. Aceito a parceria também com a Comissão do Rock.

Quando você puder, envia seus links para a gente divulgar lá na Área. É só você publicá-los em qualquer comentário do blog.
Saiba mais sobre o envio de links aqui: http://tinyurl.com/envie-seu-link-AREA

Obrigado pelas parcerias!

Abraços!

http://comissaodorock.blogspot.com
http://arearocknroll.blogspot.com

hits Online Users

De onde vem..

www.e-referrer.com

BlogBlogs.Com.Br

    IP
Comentar/adicionar no Comentarium Blogroll Center Music Paperblog :Os melhores artigos dos blogs
Contador de visitas